Vencedor ganhará anúncio na revista Tecnologística
Há cinco anos, a Bic vem premiando seus fornecedores com o prêmio Top Supplier e, a partir de 2006, também vai promover a entrega do Transportadora Top. Baseada na performance das empresas durante o ano de 2005, a Bic vai entregar o prêmio em cerimônia a ser realizada em Manaus no dia 29 de maio. A empresa vencedora receberá um troféu, o certificado e também um anúncio na revista Tecnologística.
A avaliação das transportadoras foi feita através do software GKO Fretes e os critérios estabelecidos pela Bic são três, de acordo com André Oliveira, coordenador de Transportes da Bic. “Nós avaliamos os prazos, a consistência dos cálculos, ou seja, a maneira como são cobrados os fretes, e a quantidade de danos e avarias no produto”. Segundo Oliveira, foi distribuído um manual explicando quais eram os critérios e como seriam avaliados.
Na primeira edição do Transportadora Top, seis transportadoras estão concorrendo – Braspress, Expresso Jundiaí, Mira, Patrus, Ramos e Rapidão Cometa. O resultado já foi consolidado, mas a Bic só o divulgará na cerimônia de entrega. As empresas receberam a cada trimestre um placar com sua colocação perante as outras, mas as concorrentes não estavam identificadas, o gráfico mostrava apenas as notas.
A intenção é fazer com que o Transportadora Top seja um prêmio anual. Para Oliveira, como a premiação mede a eficiência de cada transportadora, acaba sendo um reconhecimento para elas. “Queremos que o prêmio seja um estímulo para melhorar o serviço de maneira geral”, diz. As outras transportadoras também receberão o certificado de Transportadora Qualificada pela Bic.
Top Supplier
Se o Transportadora Top é a novidade, o Top Supplier é uma premiação mais tradicional. Participam dele todos fornecedores de matérias-primas e material de embalagem da empresa. Os critérios avaliados são quantidade, qualidade, pontualidade, inovação e preço, sendo que o último é um demérito. O aumento do preço faz a empresa perder pontos.
Para ser um fornecedor qualificado da Bic, a empresa precisa passar por um questionário de qualidade ou ter o ISO 9000. Para ser um Top Supplier, o fornecedor também responde a este questionário, passa por uma auditoria de qualidade e por uma avaliação organizacional, que vai avaliar suas pretensões para o futuro.
“O que buscamos com isso é um índice de qualidade maior”, diz Ricardo Giacomo, gerente de Suprimentos da Bic. “Com os top suppliers, a qualidade é assegurada e nós podemos tirar o produto direto do estoque e levar para a linha de produção”, completa.