A Patrus Transportes foi reconhecida como uma das dez melhores empresas do país quando avaliada em aspectos como ética, sustentabilidade, consciência social e inovação. A transportadora conquistou o rating A do Prêmio Melhores para o Brasil na categoria grandes empresas na pesquisa realizada pela startup Humanizadas.
O levantamento está relacionado à percepção de impacto positivo das organizações nos ambientes nos quais atuam. A startup realiza uma avaliação criteriosa sobre a capacidade da empresa de gerar valor e nutrir relacionamentos de excelência com seus múltiplos interlocutores: lideranças, colaboradores, fornecedores, parceiros e sociedade.
A pontuação obtida pela Patrus Transportes, que possui 3 mil colaboradores e mais de 85 unidades no país, expressa alto estágio de qualidade, com relações saudáveis e forte orientação para aprimorar continuamente a geração de valor às pessoas e ao planeta.
A diretora de Gente, Gestão e ESG da Patrus Transportes, Kátia Rocha, contextualiza que o reconhecimento está ligado à vocação da companhia desde sua criação. “Toda a trajetória de quase 50 anos da Patrus é marcada por ações que, hoje, o mundo conhece e preza por meio dos pilares de ESG. Somos uma empresa pioneira nesse cuidado e nessas práticas. Esse reconhecimento como uma das melhores empresas para o Brasil comprova que os esforços históricos da Patrus sempre fizeram todo sentido”, avalia.
A Patrus foi a primeira transportadora de cargas do mundo a obter a certificação B Corp (Sistema B), que atesta alto padrão de transparência, responsabilidade e desempenho socioambiental. Já o Instituto Marum Patrus (Imap) é o braço social da empresa que desenvolve e apoia ações em diversas regiões do país. Uma organização filantrópica que leva o nome e homenageia o fundador da empresa. A iniciativa nasceu em 2008 com a missão de formalizar e expandir os diversos projetos sociais que já eram encabeçados pela companhia desde a criação.