O Porto de Natal foi premiado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) com o primeiro lugar na modalidade Maior Evolução Anual do Índice de Desempenho Ambiental de Portos Públicos.
A premiação tem como finalidade reconhecer as iniciativas que se destaquem pela contribuição na melhoria da prestação de serviços de transportes aquaviários à sociedade, fomentar a pesquisa e a produção técnico-científica e disseminar as boas práticas de operação e gestão do setor.
Dentre os indicadores avaliados estão a situação da licença ambiental e a existência de licença de operação, quantidade e qualidade de técnicos no núcleo ambiental, prevenção de riscos, auditoria ambiental, ação de retirada de resíduos de navios, consumo e eficiência no uso de energia, monitoramento da fauna e da flora e planos de contingência de saúde.
De acordo com a Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), a conquista se deve às medidas de gestão tomadas a partir de 2019, à dedicação dos funcionários envolvidos no trabalho e, em especial, à Coordenação de Meio Ambiente, Saúde e Segurança Ocupacional (Coorma).