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Prêmio Volvo de Logística: Mercado aponta as melhores de 2005

Por Redação em 16 de dezembro de 2005 às 10h53 (atualizado em 11/05/2011 às 17h01)

TNT Logistics, DHL Solutions, Exel, Julio Simões, Katoen Natie e Wilson, Sons foram eleitas pelos usuários as melhores Prestadoras de Serviços Logísticos do mercado Brasileiro

O segmento de prestação de serviços logísticos faturou no Brasil 16,4 bilhões no ano passado, um crescimento de 60% em relação a 2003, com 118 empresas atuando no mercado. Esse foi um dos números passados pelo Centro de Estudos em Logística (CEL), do Coppead/UFRJ na cerimônia de entrega do Prêmio Volvo de Logística 2005. Pelo quarto ano consecutivo, a TNT Logistics foi eleita o melhor operador logístico do País, ficando a DHL Solutions em segundo e a Exel em terceiro. Além delas, foram premiadas também a Julio Simões, Katoen Natie e Wilson, Sons, na eleição por segmentos da indústria.

A entrega dos troféus ocorreu ontem, em cerimônia na Câmara Americana de Comércio, em São Paulo, que reuniu os grandes nomes da logística nacional, grupo formado pelas pessoas que tomam as decisões logísticas nas empresas. Ao todo, cerca de 250 pessoas foram conhecer os vencedores de 2005.

O Prêmio, já em sua 5ª edição, e é uma iniciativa da Tecnologística, da Volvo do Brasil e do CEL. Ele destaca os melhores prestadores de serviços logísticos (PSL) atuantes no mercado brasileiro, segundo a visão dos próprios usuários desses serviços. Os melhores são escolhidos pelos profissionais de logística que atuam nas 500 maiores empresas de acordo como ranking da Revista Exame, com base em uma pesquisa feita pelo CEL, que foi realizada entre os dias três de outubro e nove de novembro e teve 320 respostas (quase o triplo daquelas obtidas na primeira edição do Prêmio, em 2001). A maioria dos respondentes (75%) são de média e alta gerências.

Nos anos anteriores, eram premiados os dez melhores PSL, com destaque apenas para o primeiro lugar e os outros nove no mesmo nível. Este ano, houve mudanças e foram escolhidos os três melhores no âmbito geral, com classificação do primeiro ao terceiro lugares, que foram respectivamente a TNT Logistics, a DHL Solutions e a Exel. As três empresas foram premiadas em todas as edições, sendo a TNT vencedora nos quatro últimos anos e a DHL no primeiro ano, ainda com o nome Danzas.

Este ano, foram também instituídos prêmios para os dois melhores em seis categorias, que são as mais atendidas pelos PSL no Brasil: Química e Petroquímica; Automotiva; Alimentos e Bebidas; Higiene, Cosméticos e Farmacêutica; Eletroeletrônica; e Papel e Celulose (Veja tabela com todos os premiados).

Crescimento e evolução dos serviços

Como faz todos os anos, na entrega do prêmio o CEL apresentou um levantamento do setor de logística no Brasil, feito com base nessa pesquisa e no levantamento “Panorama de Operadores Logísticos”, feito anualmente pela Tecnologística, com números variados do setor.

Os números mostram uma evolução na oferta de serviços prestados pelos PSL. Alguns serviços mais sofisticados, como Milk Run, JIT e Logística Reversa, tiveram crescimento de oferta de 81%, 27% e 14% respectivamente, entre 2001 (primeiro ano do prêmio) e 2004. A utilização de tecnologia também evoluiu no período, crescendo 61% a utilização de sistemas ERP; 61% o rastreamento por satélites em frota própria e 59% na frota terceirizada; em 34% o uso de WMS.

Prêmio Volvo de Logística: Mercado aponta as melhores de 2005

Entre os serviços mais prestados estão a armazenagem (oferecida por 97% dos PSL); o desenvolvimento de projetos (96%); e o controle de estoque (95%). Nota-se ainda grande oferta de serviços considerados mais sofisticados, como o desenvolvimento de projetos; a distribuidor porta-a-porta (prestada por 90% nos PSL) e a logística reversa (88%).

Giuseppe Chiellino, diretor
geral para a América do Sul
da TNT    

Quanto às regiões atendidas pelos PSL, o Sudeste continua melhor servidos, com 89% das empresas prestando serviços de armazenagem e 75%, serviços de distribuição nesta região. A menos atendida continua sendo a região Norte, onde 37% dos PSL prestam serviços de armazenagem e 48%, de distribuição. Quanto ao tempo de mercado, 67% dos operadores atuam a menos de dez anos e 33% a mais de dez anos, o que demonstra a juventude dedo mercado de serviços logísticos no País.

Os mais votados

A análise do CEL/Coppead mostra algumas diferenças fundamentais entre as empresas mais votadas e os demais PSL. Entre os primeiros 83% possuem certificação ISO, contra 57% dos não premiados; 67% dos ganhadores possuem escritórios no exterior, contra 28% dos demais, mostrando que as empresas com atuação global tendem a crescer na preferência dos usuários. A receita bruta média também é outro diferencial que se destaca, sendo de R$ 277 bilhões entre os vencedores do prêmio e de R$ 131 entre os restantes.

Um dado interessante é que a posse de ativos de armazenagem é praticamente igual entre os dois grupos (100% dos ganhadores contra 97% dos demais), enquanto que nos ativos de transportes há uma grande diferença: 88% dos não-ganhadores possuem frota própria, contra apenas 40% dos ganhadores.

Outros serviços com diferença grande de disponibilidade entre ganhadores e não ganhadores são o gerenciamento intermodal (100% contra 79%, respectivamente); o just-in-time (100% contra 74%); e o suporte fiscal (100% contra 77%).

A excelência dos ganhadores, segundo a visão dos usuários dos serviços, concentra-se principalmente na armazenagem (59% dos votos), no controle de estoque (53%) e na da gestão das operações logísticas (48%). Outro dado a destacar: os serviços de e-commerce foram apontados como excelência por apenas 7% dos votantes. Um mercado a ser explorado.
Com relação aos segmentos premiados, o percentual de votos do ganhador ficou assim dividido: eletroeletrônico com 46% dos votos; higiene, cosmético e farmacêutico com 42%; papel e celulose com 40%; automotivo com 29%; alimentos e bebidas com 25%; e químico e petroquímico com 17%.

Finalmente, o percentual de votos recebidos pelas empresas ficou assim dividido: 55% receberam votos de seus próprios clientes e 45%, de não-clientes. Isso mostra por um lado que ainda há muito a evoluir no nível de serviços prestado dentro do próprio leque de clientes e, por outro, que há muita oportunidade de ganho de mercado para estes operadores logísticos.

Veja aqui a lista do ganhadores do Prêmio Volvo 2005.

Leia na edição de janeiro da Tecnologistica a cobertura completa da entrega do Prêmio Volvo de Logística

www.cel.coppead.ufrj.br
www.volvo.com.br

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