No ranking geral, a Oceanus ficou em terceiro lugar, atrás da Brasmar/Maersk e da Libra, agentes próprios dos armadores. "Essa posição consagra o serviço inovador oferecido pela empresa, baseado em células de atendimento", diz Robert Grantham, gerente da Oceanus em Itajaí.
A empresa optou por um modelo de gestão em que equipes se dedicam exclusivamente a cada um dos clientes, ao invés de profissionais especializados em cada uma das atividades portuárias.
O gerente explica que graças a uma mudança da rota "América do Sul-Extremo Oriente" da NYK, os negócios tiveram um incremento. Tradicional cliente da Oceanus, o armador formou uma joint-venture com a Hamburg Süd para o serviço, que passou a se chamar New Gex e inclui o porto catarinense entre suas escalas. "A vinda dessa linha para Itajaí trouxe novas oportunidades de negócios para a agência", conta Grantham.
O Porto de Itajaí é o terceiro maior do Brasil em movimentação de contêineres, que responde por aproximadamente 84% das mercadorias transportadas. Os principais produtos movimentados são frango e carne congelados, madeira e derivados, cerâmica, máquinas e acessórios, tabaco, veículos, têxteis e açúcar.