O Porto do Açu (RJ) venceu o Prêmio Mundial de Sustentabilidade da International Association of Ports and Harbors (IAPH) e recebeu o reconhecimento pelo projeto inscrito na disputa em cerimônia virtual realizada no dia 24 de junho. A premiação reconhece portos que aprimoram e coordenam esforços de sustentabilidade em todo o mundo.
O Açu foi o único porto da América Latina a ter seu projeto selecionado junto a outros 45 que se candidataram ao prêmio, em seis categorias, dentro da iniciativa do Programa Mundial de Sustentabilidade de Portos. A votação começou em fevereiro deste ano e foi disponibilizada no site da IAPH para voto popular. Um júri qualificado e formado por nomes do setor marítimo reconhecidos internacionalmente também participou da escolha.
Concorrendo com alguns dos maiores portos do mundo, o Porto do Açu foi o vencedor na categoria Segurança e Proteção, com o Projeto de Preparação para Emergências. O plano preventivo, proativo e integrado teve como objetivo capacitar os diferentes terminais do Açu e agentes competentes para atuação em possíveis incidentes de grandes proporções envolvendo óleo, após um derramamento que se espalhou por praias do nordeste brasileiro, em agosto de 2019.
Com a possibilidade da chegada do material no litoral de São João da Barra (RJ), onde o empreendimento portuário está instalado, o Porto do Açu criou uma força-tarefa para gerenciar e responder ao incidente, assumindo papel de destaque na integração com a comunidade portuária, parceiros locais, municípios e estado, Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea) e Marinha do Brasil. As ações incluíram a formação de um comitê de crise, monitoramento de dados oficiais, elaboração de relatórios diários, realização de treinamentos e exercícios simulados e monitoramentos in loco, incluindo linha de praia e aéreo com uso de drones.
“É uma honra vencer esse prêmio, principalmente nesta categoria que enfatiza os principais valores do Porto do Açu: segurança nas operações, colaboração entre parceiros e comprometimento com a sustentabilidade. Para nós, é um reconhecimento fantástico da capacidade do nosso porto, ainda jovem, de atuar preventivamente por meio de ações integradas, respondendo ativamente a situações de emergências e mitigando riscos para as pessoas, o meio ambiente e a comunidade portuária. Esse prêmio mostra que estamos no caminho certo e nos dá ainda mais motivação e energia para seguirmos adiante”, afirma José Firmo, CEO da Porto do Açu Operações.