A Cesa Logística, empresa do ramo de operações logísticas, anunciou que está participando do processo de certificação SASSMAQ (Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade), criado pela Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química), o que irá assegurar a competência da empresa na manipulação de produtos químicos.
A conquista da certificação irá permitir que a Cesa realize a expansão de seus mercados e possa passar a atuar também na área de transporte e armazenagem de produtos químicos. Em outubro próximo, a empresa deverá passar por uma auditoria, para que seja avaliado se cumpre os requisitos para receber o certificado SASSMAQ. O título é válido por dois anos e, após este prazo, é feita nova avaliação. Estão sendo investidos cerca de R$ 200 mil na adequação de diversas áreas e processos da empresa aos padrões exigidos para a certificação.
O processo está requerendo adaptações internas, algumas já postas em prática no Centro de Distribuição de Contagem (MG), matriz da Cesa. Devido à natureza dos produtos, várias áreas da empresa serão atingidas. Manuseio, tratamento de resíduos, cuidados na descarga de materiais, utilização de kits específicos de primeiros socorros nos caminhões, entre outros pontos, estão sofrendo modificações. O SASSMAQ inclui parâmetros da certificações ISO 9000 e 14000 (sobre questões ambientais) e 18000, sobre segurança em operações. "Já estamos investindo em coleta seletiva e muita informação para todos os colaboradores, com treinamentos e distribuição de cartilhas", afirma Max Gilbert Filho, diretor-superintendente da Cesa.
Também estão sendo realizados treinamentos específicos com a brigada de incêndio do Corpo de Bombeiros, exigência para a certificação. Uma equipe da Cesa, com apoio de uma empresa especializada, está incumbida da coordenação e acompanhamento do SASSMAQ. A partir de 2006, as empresas do setor que não obtiverem o certificado não poderão realizar operações de produtos químicos de corporações ligadas à Abiquim. A entidade congrega empresas de todos os portes.
Novo sistema de gestão
A obtenção do SASSMAQ é parte da implantação de um novo sistema de gestão na Cesa. A idéia é implantar indicadores que possam mostrar o desenvolvimento da empresa. O novo modelo de gestão, batizado de SIGA, adotará a metodologia da Fundação Dom Cabral.
As atividades da Cesa estão sendo divididas em seis campos, que terão seus indicadores avaliados: econômico-financeiro, qualidade para o cliente, mercado/imagem, tecnologia/processos, patrimônio humano e responsabilidade social.
"As empresas que estão crescendo, como é o nosso caso, às vezes podem não questionar se os métodos que estão utilizando são os mais adequados, simplesmente porque aquilo que têm feito está dando bons resultados. Isso, sabemos, não é o suficiente", aponta o diretor-superintendente da Cesa.
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