A Oxiteno, fabricante de uma linha de produtos químicos que abrange intermediários orgânicos, solventes, tensoativos e especialidades para os segmentos de cosméticos, embalagens, tintas e vernizes, realizou ontem (11 de maio) a terceira edição do prêmio Criação de Valor Oxiteno, voltado para as melhores práticas do transporte de suas cargas.
Com quatro unidades industriais no País, nos municípios de Camaçari (BA), Triunfo (RS), Mauá e Tremembé (SP), a Oxiteno movimentou, no período de apuração da premiação (abril de 2004 a março 2005), 310 mil toneladas de matérias-primas, ocasionou 22 mil entregas e 32 mil viagens.
Para serem escolhidas como as melhores de 2004, as transportadoras precisavam reunir uma pontuação superior à das premiadas em 2003, nas diversas categorias.
Na categoria Pontualidade e Informação, a vencedora foi a Transportadora Mauá, pelo terceiro ano consecutivo. Seu índice de conformidades foi de 99,83%.
No quesito Qualidade na Entrega, no segmento de carga a granel, venceu a Transportadora Henrique Stefani. A categoria Excelência em Segurança, que tem o índice zero de acidentes como um dos pré-requisitos, teve dois vencedores: a Transportadora Herculano e a Henrique Stefani. Juntas, elas percorreram quase 10 milhões de quilômetros, a metade do que todas as transportadoras da Oxiteno juntas percorreram.
A categoria Flexibilidade, que avalia a capacidade das transportadoras de corresponder às grandes oscilações de volume de carga disponível da Oxiteno, foram premiados a Transportadora Herculano e a Rápido 900.
Na categoria Apresentação, que avalia as condições das cargas em 224 itens respondidos pelos clientes, venceu a Transportadora Mauá, com 65% de respostas classificadas como "muito bom" e "excelente".
O Motorista Destaque do Ano foi Raimundo José Pereira, da Rápido 900, que atua há quatro anos na rota do Pólo Petroquímico de Camaçari e registrou índice zero de ocorrências de avarias e atrasos na entrega.
(foto: Fábio Moreira Salles)