A Estação Aduaneira Interior (Eadi) Aurora, localizada em Sorocaba (SP), recebeu sua melhor avaliação histórica em pesquisa realizada pela Receita Federal no último semestre de 2017, atingindo a nota 9,6 de um total de dez.
A análise é realizada semestralmente pela Receita por meio da aplicação de um questionário junto aos operadores do recinto alfandegado. Participam regularmente despachantes aduaneiros, agentes de carga, transportadoras e embarcadores, que avaliam as operações logísticas do local.
A maior nota até então, 9,1, havia sido registrada no primeiro semestre de 2017. Considerando a série histórica, é possível observar a evolução da qualidade dos serviços realizados, com a nota do Eadi Sorocaba saltando de 7,7 no segundo semestre de 2012 para os 9,6 do mesmo período do ano passado.
“Temos reuniões mensais com o objetivo de corrigir e de nos anteciparmos aos eventuais problemas e propor soluções em conjunto com a cadeia logística que realiza suas operações na Aurora. E isso tem funcionado, como mostra esse último resultado”, destaca Élson Isayama, vice-presidente do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo (Sindasp).
Recentemente, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio anunciou que as exportações da cidade de Sorocaba cresceram 40% no último mês de janeiro, com destaque para automóveis, máquinas agrícolas e partes ou acessórios para veículos.