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Congresso ABML: entrega de prêmio encerrará evento

Por Redação em 16 de outubro de 2003 às 16h35 (atualizado em 04/05/2011 às 16h38)

Mediado pelo presidente da Associação, Pedro Moreira, e por Sérgio Alacoque, conselheiro da entidade, o painel teve a participação de quatro grandes operadores logísticos brasileiros: DHL Solutions, representada por seu diretor-geral, Francisco Tabajara de Brito; McLane do Brasil, na figura de Oldmar Silveira, gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios; Logisplan, representada pelo diretor Alcides Rosa Júnior; e Rapidão Cometa, pela qual falou Celso Queiroz, gerente nacional de Logística.

Do outro lado, estiveram as empresas usuárias dos serviços desses operadores, respectivamente: Alex Monteiro, gerente de Logística da Siemens do Brasil; Moacir Bernardino, gerente de Distribuição da Gillette do Brasil; Otacílio Moreira, gerente de Suprimentos da White Martins; e Alexandre Passos, gerente de Logística Comercial da Oi Telecomunicações.

Após discorrerem brevemente sobre os seus business cases, os painelistas abriram o debate para o público. Nas perguntas levantadas, foram tratados os temas que mais interessam a quem terceiriza ou pensa em passar suas operações para um prestador de serviços logísticos, como aspectos e dificuldades no relacionamento PSL/cliente; flexibilidade nos contratos; custos e indicadores de desempenho, entre outros.

Para Francisco Tabajara, da DHL, existem três tendências nos processos de terceirização atuais: globalização, especialização e consolidação. "Não dá para todo mundo fazer tudo. A gestão da supply chain estará cada vez mais nas mãos de especialistas, que por sua vez serão cada vez mais especializados em atividades específicas dentro da logística.
É o famoso ‘cada macaco no seu galho’", resumiu o diretor da DHL. E, cada vez mais, as empresas procuram provedores com alcance global, que possam atendê-las no Brasil e lá fora sem descontinuidade.

Quanto às barreiras à terceirização, que ainda existem apesar de a prática já estar disseminada há alguns anos no País, Celso Queiroz afirmou que "estamos encerrando uma etapa desse processo, que ficou focada na redução de custos, na guarda de produtos e no entendimento dos negócios do cliente – todas coisas finitas –, para inaugurar uma nova era, com um boom de terceirização, na qual os PSLs sabem pensar no processo e passam a ver os clientes de seus clientes como seus consumidores, sabendo construir soluções para cada um deles". A tendência é buscar a melhoria contínua, visando construir parcerias de longo prazo nas quais o operador logístico faça parte da estratégia das empresas.

Logo após o Painel Vip, houve a série de painéis simultâneos, um de "Centrais e Modelos de Distribuição", outro de "Tecnologia da Informação Aplicada à Logística" e o terceiro sobre "Movimentação e Armazenagem", com a apresentação de cases de empresas de variados segmentos do mercado.

O final do evento – que também tem simultaneamente a ABML Expo2003 – exposição de produtos e serviços voltados à logística – será marcado pela entrega do IV Prêmio ABML de Logística.

ABML: (11) 5082-3972
www.abml.org.br

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