A Combilift ganhou reconhecimento duplo no UK Engineering & Manufacturing Awards 2024, vencendo dois prêmios: "Time de Design do Ano" e "Líder da Indústria".
Time de Design do ano
O prêmio "Time de Design do Ano" (do original "Design Team of the Year"), patrocinado pela Eureka Magazine, foi entregue ao time de Equipamentos Pesados da Combilift por seu trabalho no "Combi-LC Blade", modelo de 12 rodas. A máquina foi projetada especificamente para lidar com pás de turbinas eólicas offshore, que podem atingir até 115 metros de comprimento e pesar até 70 toneladas. O projeto aumenta significativamente a capacidade de transportar essas cargas grandes e não uniformes, desde os locais de fabricação até os locais de armazenamento e implantação.
De acordo com a empresa, essa é uma solução inovadora que atende à necessidade crescente do setor de energias renováveis, onde a demanda por sistemas logísticos eficientes está aumentando à medida em que o tamanho e escala das turbinas offshore segue crescendo.
A equipe de Design de Equipamentos Pesados da Combilift utilizou sua experiência prévia com a engenharia de sistemas de transporte complexos, ganhada em projetos como as linhas Combi-SC Straddle Carrier e Combi-MG Mobile Gantry.
Em colaboração com a Siemens Gamesa, um dos maiores fornecedores mundiais de tecnologia de turbinas eólicas offshore, a Combilift projetou um sistema de transporte que oferece estabilidade e segurança na movimentação dessas enormes pás de turbina. O Combi-LC Blade já foi implantado em locais de fabricação em todo o mundo.
Prêmio Líder da Indústria
Além da conquista da equipe de Equipamentos Pesados, o cofundador e CEO da Combilift, Martin McVicar, recebeu o Prêmio Líder da Indústria (do original "Industry Leader Award"), patrocinado pela Menzies. Este prêmio homenageia a liderança e o compromisso de McVicar com a inovação, que de acordo com a empresa desempenharam um papel fundamental na transformação da Combilift de um pequeno fabricante irlandês em um líder global no setor de movimentação de materiais.
Desde que foi cofundador da empresa, McVicar supervisionou seu rápido crescimento, transformando-a em uma das maiores exportadoras da Irlanda, com um faturamento projetado de € 500 milhões este ano.
Conhecido por sua proeza em engenharia, McVicar tem experiência como engenheiro-chefe na Moffett Engineering, função que ocupou aos 19 anos. Os juízes destacaram a capacidade de McVicar de conduzir a empresa por uma série de desafios externos, desde os impactos da pandemia até interrupções na cadeia de suprimentos global, mantendo uma abordagem com visão de futuro que identifica oportunidades de crescimento e transformação.