O Ministério da Infraestrutura (Minfra) reconheceu as boas práticas de governança de empresas privadas e concessionárias de serviços públicos na infraestrutura de transportes. Após a análise, nove companhias receberam o Selo Fomento Infra+ Integridade.
As empresas que tiveram os trabalhos premiados foram KPE Performance em Engenharia, Empresa Construtora do Brasil, Camargo Corrêa Infra, ECO 050, Concessionária Ecovias do Cerrado, Concessionária Catarinense de Rodovias (Via Costeira), Concessionária das Rodovias Integradas do Sul Via Sul (Grupo CCR), Engetec Construções e Montagens e Oeci.
Leia mais: Minfra e ANTT autorizam cinco novos projetos de linhas férreas
De acordo com o Minfra, um dos principais pilares do programa Radar Anticorrupção, o selo fomenta a adoção voluntária de medidas de integridade, além de premiar instituições que atuam no setor de infraestrutura de transportes terrestres e que se comprometem em implementar e desenvolver boas práticas de ética, transparência, conformidade, responsabilidade social, sustentabilidade e prevenção à fraude e à corrupção.
O programa envolve o compartilhamento de informações com outros ministérios, estabelece regras de compliance para os servidores do Minfra, define critérios técnicos para a nomeação de cargos e funções gratificadas e mantém canais oficiais de denúncia à disposição dos cidadãos.
Ao todo, 15 empresas foram inscritas para receber o prêmio e o programa tem como objetivos aprimorar a gestão pública, melhorar o controle interno, zerar casos de corrupção envolvendo contratos do ministério e dificultar os desvios de conduta e de recursos públicos.
Além disso, foram definidos oito pilares com as iniciativas prioritárias à necessária promoção de integridade institucional e relacionadas à prevenção, detecção e combate à corrupção.