A Hapag-Lloyd anuncia que foi identificada no programa Amigo do Mar (Friend of the Sea), da Organização Mundial de Sustentabilidade (WSO), como a empresa de navegação internacional mais comprometida em minimizar o risco de colisões com navios baleeiros. Com isso, armadora foi presenteada com o Prêmio Whale-Safe 2022 para companhias marítimas por suas medidas para evitar tais acidentes. A classificação analisa as 20 maiores companhias de navegação e operadoras de linhas de cruzeiro.
“A Hapag-Lloyd está ciente do impacto que o transporte marítimo tem sobre as baleias e espécies ameaçadas. Para protegê-las, reduzimos a velocidade de nossas embarcações em muitas regiões de alto risco e seguimos rigorosamente os ATBAs estabelecidos (áreas a serem evitadas), onde muitas baleias são encontradas”, explica o diretor de Assuntos Regulatórios da Hapag-Lloyd, Wolfram Guntermann.
O executivo conta que a empresa está ativamente engajada com a WSC e trabalha com ela para promover a otimização do esquema de separação de tráfego (TSS) existente na costa sul do Sri Lanka para proteger as baleias azuis. Como parte de seus esforços de sustentabilidade e compromisso com a proteção das baleias, a transportadora participa de vários outros programas de conservação e faz parcerias com várias organizações não governamentais e autoridades, como o programa Baleias Azuis e Céus Azuis e o Programa ECHO para proteger orcas.
O Friend of the Sea é uma certificação internacional de produtos e serviços que respeitam o habitat marinho. Hoje, mais de 1.500 empresas e 5.000 produtos de 80 países carregam esse selo. A organização classifica as linhas de navegação e cruzeiros para reconhecer seu compromisso para reduzir o risco de colisões de navios baleeiros. O Friend of the Sea realiza seu ranking com base no nível de engajamento de uma empresa, cumprimento de áreas de desaceleração, iniciativas para reduzir a poluição sonora, programa de observação em tempo integral a bordo e o relatório adequado de qualquer ocorrência de baleias.