A Via Varejo, companhia que atua no segmento de eletroeletrônicos e móveis, realizou na última sexta-feira, 23 de fevereiro, a 3ª edição do Prêmio Top Log. O evento deste ano contou pela primeira vez com as avaliações de desempenho dos fornecedores logísticos que atendem o e-commerce, inserindo o conceito de multicanalidade da companhia. Outra mudança é a inserção de categorias, casos de Abastecimento das Lojas, Transferências entre Centros de Distribuição, Melhor Atuação na Black Friday (em vendas de lojas física e online) e Melhor Projeto de Sustentabilidade.
Ao todo foram avaliados cerca de 100 provedores de diversas localidades do Brasil. O período de apuração de performance foi compreendido entre os meses de janeiro e dezembro de 2017, nos quais cada transportador pode alcançar até mil pontos por mês, caso cumpra as metas. Se superar os targets estipulados, a pontuação pode chegar a 1.200. Ao longo do período de avaliação, as companhias são classificadas nas suas respectivas categorias elegíveis, tendo definida a sua classificação de acordo com o score total de pontos.
O diretor-executivo de Logística da Via Varejo, Marcelo Lopes, explica que alguns pontos foram reformulados para que a empresa tivesse uma melhor avaliação omnichannel da qualidade dos serviços, com o intuito de oferecer ao cliente o melhor, independente do canal que ele escolher comprar. “Além disso, buscamos medir uma proposta de valor de entregas, estimulando e engajando nossos parceiros não só na excelência do trabalho logístico em si, como também para questões como a sustentabilidade ambiental e econômica dos seus negócios”, diz.
Os critérios foram divididos em quatro grandes grupos: Entrega Cliente E-Commerce, Transferência, Abastecimento de Lojas e Entrega Cliente Loja Física. Foram avaliados itens como ressarcimento, nível de serviço (entregas dentro do prazo), reclamações, condições de trabalho e retorno.
A 3ª edição do Top Log contou ainda com prêmios especiais, casos de Menor Índice de Retorno (vendas em lojas físicas), Menor Índice de Reclamações (vendas em lojas físicas), Melhor Transportador Black Friday (vendas em lojas físicas e online) e Melhor Projeto de Sustentabilidade (tema livre, para todos os transportadores).
De acordo com Lopes, visando o incentivo e a disseminação de soluções sustentáveis dentro do modelo de negócio das transportadoras, a companhia abriu nesta edição a oportunidade para que os fornecedores de transporte apresentem os trabalhos que já realizam ligados à sustentabilidade. “Com foco nos pilares Ambiental, Social e Econômico, recebemos projetos ligados à economia de recursos, inovação em logística, redução de emissões atmosféricas, geração de renda e responsabilidade social. Os projetos foram avaliados seguindo os critérios de materialidade, inovação, abrangência e resultados obtidos”, revela.
Números
A Via Varejo conta hoje com 26 CDs, realizando mais de 50 mil entregas diárias em todo território nacional. Desde a implantação do Prêmio Top Log, a Via Varejo vem registrando melhorias em diversos indicadores logísticos. Considerando o período de 2015 a 2017, a companhia diminuiu 2,72 pontos percentuais no indicador de retorno em entregas e 0,11 pontos percentuais no indicador de avarias nas entregas. O número de reclamações no SAC diminuiu 21,6%, no mesmo período.
Dentre os vencedores estão as transportadoras Transmarina, TBA, Texlog, Transfolha, On Time, Trans Lichmann, WV, WRTA, Transludo, Chão Brasil, Jaeger Express, Vinho Novo, E3Log e MVC.