A Secretaria Especial de Portos (SEP) autorizou, na última segunda-feira, 6 de janeiro, a instalação de dois Terminais de Uso Privado (TUP) no município de Ilhéus (BA), o Porto Sul e o Bahia Mineração S.A (Bamin). Os dois empreendimentos resultarão na criação do Complexo Portuário Porto Sul, composto por retroárea de 1.224,9 hectares, ponte de acesso marítimo e píer com quebra-mar a 3.500 m da costa.
O Porto Sul, cuja obra tem prazo de execução de cinco anos e está orçado em R$ 2,4 bilhões, terá capacidade para movimentar 75 milhões de toneladas por ano de granéis sólidos, carga geral e carga conteinerizada, contará com 15 m de calado e receberá embarcações de até 260 metros de comprimento.
Já o Bamin, com prazo de três anos de construção e investimento total de R$ 898 milhões, contará com 18,3 m de calado, o que permitirá a atracação de navios de até 220 m. A expectativa é de que o terminal opere 20 milhões de t anuais de granéis sólidos, principalmente minério.
Para o ministro da SEP, Antônio Henrique Silveira, a criação do complexo integrado com o corregedor logístico implicará num porto eficiente fora da Baía de Todos-os-Santos. “O Porto Sul reforçará a desconcentração da atividade econômica do recôncavo baiano para outras regiões do Estado”, diz.
Ainda de acordo com o gestor público, a integração do Complexo Portuário do Porto Sul com a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) será um vetor importante de desenvolvimento para a região do oeste baiano e importante alternativa de escoamento para a produção da Região do Centro Oeste brasileiro.