O Porto Chibatão (AM) anunciou, na última sexta-feira, 3 de janeiro, que o volume de carga transportada por navios que têm como origem ou destino o comércio e as empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) apresentou, em 2013, um crescimento de 9,87% se comparado a 2012.
Ao todo, 210 mil contêineres passaram pelos pátios do terminal, transportados por 185 navios que atracaram no cais flutuante nos últimos 12 meses. O destaque ficou por conta da operação de navios de cabotagem, que cresceu 16,79%. As movimentações junto a navios de longo curso também apresentaram números positivos e encerraram 2013 com aumento de 9,09%.
De acordo com o gestor do Porto Chibatão, Jhony Fidelis, entre os fatores que possibilitaram o crescimento na movimentação em 2013 estão a instalação de novas fábricas no PIM e os investimentos em tecnologia portuária, como a aquisição de equipamentos, além da reestruturação das operações no terminal.
Outro aspecto chama a atenção nas movimentações realizadas em 2013. “Recebemos menos navios em 2013 do que em 2012, porém as embarcações são maiores, com mais capacidade, e isso representa mais eficiência e dinamismo para a economia do Amazonas”, diz. Como exemplo ele cita o início das operações, no segundo semestre do ano passado, dos novos navios da Aliança Navegação, que possuem capacidade para 3,8 mil TEUs.