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Permitido o tráfego noturno no Canal da Galheta

Capitania dos Portos autoriza operação no local, que dá acesso aos portos de Paranaguá e Antonina
Por Redação em 13 de novembro de 2012 às 11h24

A Capitania dos Portos do Paraná publicou, na última quinta-feira, 8 de novembro, a portaria que permite o tráfego noturno no Canal da Galheta, que dá acesso a navios com até 305 metros de comprimento e com boca até o limite de 40 m nos portos de Paranaguá e Antonina.

A medida, de acordo com a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), é reflexo das melhorias na navegabilidade atingidas no canal com a dragagem que está sendo feita, e que está praticamente concluída. Antes do anúncio, a navegação noturna em Paranaguá, por exemplo, estava restrita a navios de até 210 m.

Para o superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino, a autorização da Marinha ratifica a segurança na navegação, principal meta da campanha de dragagem em andamento. “No ano passado foi feita uma dragagem emergencial dos berços e agora estamos concluindo a dragagem dos pontos críticos. Com isso, os portos paranaenses tornam-se mais seguros e competitivos”, diz.

Na portaria publicada, a Capitania dos Portos ressalta que a autorização para navegação noturna de navios de maior porte se deu pela progressiva melhora nas condições reinantes no canal de acesso aos portos de Paranaguá e Antonina, notadamente na sua margem esquerda, contribuindo para a segurança da navegação.

Dragagem

A dragagem de manutenção do canal de acesso aos portos de Paranaguá e Antonina foi iniciada no dia 18 de julho. Com a obra, a profundidade do Canal da Galheta será restabelecida em 15 m. Antes do início dos trabalhos, havia pontos com 13,10 m de profundidade. O custo total das melhorias é de R$ 37 milhões e está sendo paga com recursos próprios da Appa. A draga chinesa Xin Hai Feng está realizando os trabalhos no lote 1. No lote 2 – que abrange o acesso ao Porto de Antonina – uma segunda draga de menor porte irá realizar os trabalhos.

Dividino explica que há um programa de dragagem que pode ser dividido em três fases. Na primeira, executa no momento, estão sendo dragados os pontos críticos. Na segunda, colocada em prática no próximo ano, será realizada uma campanha de manutenção em toda extensão dos portos. A terceira etapa do projeto, explica o executivo, se refere à dragagem de aprofundamento dos canais, de 15 para 16 m de profundidade.

Crédito da foto:  Asscom - Appa

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