A Brasil Terminal Portuário (BTP) realizou ontem, dia 12 de setembro, o desembarque do primeiro dos quatro porta-contêineres que chegaram ao seu terminal localizado na Alemoa, em Santos (SP). Trata-se do primeiro lote de equipamentos adquiridos pela companhia, que conta, ainda, com seis RTGs. Ao todo, oito porta-contêineres – equipamentos que operam dois contêineres simultaneamente e realizam 60 movimentos por hora – e 26 RTGs serão aplicados nas operações do terminal. O investimento total em maquinário nesta primeira fase é de R$ 1,8 bilhão.
Segundo o diretor-presidente da BTP, Henry Robinson, a ideia é que todos os equipamentos sejam entregues até o primeiro trimestre de 2013. As movimentações, porém, começam já em 2012. “Até o final do ano vamos operar de maneira experimental cerca de 30 mil TEUs por mês”, diz.
O executivo prevê para o final do primeiro semestre do próximo ano o início das movimentações com todos os equipamentos que foram adquiridos. “Nossa capacidade será de 1,2 milhão de TEUs, cerca de 60% das possibilidades operacionais do terminal”, afirma. O executivo explica o porquê adotar este modelo. “O conceito de que o terminal precisa operar a pleno causa ineficiência”, ressalta.
Sem revelar detalhes e prazos, Robinson divulga que, para 2014, está previsto o início das operações com granel líquido. Ampliar o número de porta-contêineres para 12, expandindo a capacidade de movimentação do terminal para 2,2 milhões de TEUs, também faz parte do plano estratégico.
O terminal da BTP, ainda em construção, ocupará uma área total de 490 mil m², sendo 230 mil m² destinados à operação de contêineres. No local, 1.500 tomadas para contêineres reefers serão instaladas. Ao todo, o local contará com 1.100 metros de cais, com quatro berços de atracação e calado de 15 m.