A Superintendência do Porto do Rio Grande recebeu, na última sexta-feira, dia 9 de março, o diretor da Boskalis do Brasil (empresa de origem holandesa especializada em obras subaquáticas e dragagem), Miguel Pires, e o gerente da SMIT Rebras, Richard Grantham, para a apresentação de um projeto que prevê a ligação a seco entre as cidades de Rio Grande (RS) e São José do Norte (RS).
A ideia consiste na construção de um túnel subaquático como acesso entre as duas cidades. Os empresários explicaram o processo para a construção do túnel utilizando como exemplo um projeto semelhante que já está em desenvolvimento no México. Neste caso, a obra terá duração de um ano e meio e o túnel terá extensão de 1.200 metros, sendo que a colocação de cada módulo leva em torno de dez dias. A obra ainda não possui um orçamento estimado.
Para Dirceu Lopes, superintendente do Porto do Rio Grande, a escolha da melhor alternativa para a ligação entre as cidades deve levar em conta o crescimento do terminal. “Temos a necessidade dessa ligação a seco. Iremos desenvolver conversas com o Governo Estadual e Federal em busca da viabilização dessa melhoria”, comenta Lopes.
O assunto será encaminhado até o Governo Federal por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e ao Governo Estadual pela Secretaria de Infraestrutura e Logística e pela Secretaria de Desenvolvimento do RS.