O Terminal Portuário Santa Catarina (Tesc) investiu este ano aproximadamente R$ 11 milhões em infraestrutura e novos equipamentos, com o objetivo de movimentar com mais segurança e agilidade suas cargas no porto de São Francisco do Sul. Um dos investimentos é o guindaste portuário móvel MHC (Mobile Harbour Crane), que está previsto para chegar ao porto em novembro. Com capacidade para 100 toneladas e alcance de até 58 metros, o MHC movimenta com segurança contêineres em navios com até 340 m de comprimento.
Outros equipamentos que também já estão operando no terminal são duas novas máquinas da finlandesa Meclift, com capacidade para movimentar 16 t de carga, capazes de entrar por completo dentro de um contêiner. Outro investimento será a construção de uma câmara para inspeção sanitária climatizada para cargas refrigeradas. As obras têm previsão de término para o começo de dezembro.
Os investimentos fazem parte do Programa Nacional de Dragagem, financiado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O programa escolheu dez importantes portos do Brasil para fazer os investimentos. Para o Porto de São Francisco do Sul foram destinados R$ 100 milhões. A obra que teve início em julho de 2010, prevê o alargamento do canal de acesso do porto, aumentando a profundidade de 12 para 14 m. Hoje aportam em São Francisco do Sul navios com 12 metros de calado e até 306 m de extensão.