A Tecondi (Terminal Para Contêineres da Margem Direita) adquiriu um guindaste LHM 600, primeiro de dois novos equipamentos do tipo dedicados à operação portuária, que entrou em operação no último dia 22 de setembro no Porto de Santos, trabalhando no navio Rio de Janeiro Express. Nesta primeira operação o equipamento realizou 17 movimentos por hora em três turnos de trabalho.
“A aquisição dos novos equipamentos faz parte de um planejamento que visa consolidar a participação do Tecondi no mercado portuário”, ressaltou o diretor Comercial da empresa, Luiz Araújo. Atualmente o LHM 600 está auxiliando na montagem do também novo guindaste LHM 550, previsto para entrar em operação ainda esta semana.
O LHM 600 é um guindaste com tecnologia avançada, por isso exige um treinamento especial dos operadores. Ainda assim, a expectativa é de aumento na produtividade e qualidade nas operações da empresa já a partir do mês de outubro. Com os novos equipamentos, a instalação passa a contar com sete unidades de guindastes, todos da fabricante austríaca Liebherr-Werk (dois LHM 500, um LHM 550 e quatro LHM 600).
O guindaste LHM 600 possui uma lança de 58 metros, que permite alcançar a 19ª fileira de um navio super post-panamax, além de apresentar capacidade para içar aproximadamente 104 t. O equipamento custou cerca de 4,5 milhões de euros à Tecondi.