Operadora portuária Sagres investiu R$ 6,5 milhões na compra do equipamento
A Sagres Agenciamentos Marítimos inaugura hoje (4) seu novo guindaste post panamax no Porto do Rio Grande, no estado do Rio Grande do Sul. O equipamento móvel da marca Gottwald possui capacidade para cem toneladas e o maior alcance de lança da categoria no Brasil, com 51 metros.
De acordo com o diretor geral da Sagres, Marcos Fonseca, entre os diferenciais do equipamento está o fato de ser apropriado para o transbordo de cargas como fertilizantes e celulose, bem como a disponibilidade de spredlers – acessórios para movimentação de contêineres e cargas de projetos. Além disso, o guindaste recebe monitoramento online de toda a operação pelo fabricante, sediado na Alemanha. “A expectativa é capacitar o porto para operar qualquer tipo de carga, viabilizando as cargas de transbordo”, destaca Fonseca.
Foram investidos R$ 6,5 milhões na aquisição do equipamento, que chegou ao Porto do Rio Grande no dia 10 de março. No dia 20 de abril foi realizado o primeiro teste do guindaste, em uma operação de descarga de barcaça de celulose. Já no dia 29 de abril foi feito um teste de transbordo de fertilizantes em parceria com a operadora Serra Morena. A cerimônia de inauguração conta com a presença da superintendência do Porto do Rio Grande; da diretoria das companhias Ultramar e Schandy, acionistas da Sagres; de exportadores e importadores gaúchos; dos sindicatos da orla; de representantes da companhia fabricante do equipamento e da gerência da Sagres. www.sagresrg.com.br