Chegada de draga ao porto permite início das obras cerca de um mês antes do previsto
A segunda fase das obras de dragagem no Porto de São Francisco do Sul tiveram início na quinta-feira passada (17). Serão dragados 500 mil metros cúbicos no prazo de 45 dias utilizando a draga HAM 309 da companhia holandesa Van Oord.
A princípio, as obras teriam início na primeira quinzena do mês de março, mas com a chegada do equipamento na última quarta-feira (16), as atividades puderam ser adiantadas.
Na primeira etapa, que durou seis meses, foram dragados aproximadamente três milhões de metros cúbicos. A terceira e última etapa consiste na derrocagem de 100 mil metros cúbicos de rochas e outros materiais. O início está previsto para o mês de maio com conclusão em quatro meses. Para esta etapa o porto receberá a draga Goliath, com batalões auto propulsados de 2.800 m³ e uma plataforma de perfuração de laje.
O canal de acesso ao porto, de 12 m de profundidade e a bacia de manobra e atracação, de 8 a 12 m, passarão a ter 14 m em toda a extensão com o término da dragagem. A obra faz parte do Programa Nacional de Dragagem (PND), promovido pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Secretaria Especial de Portos (SEP) e está orçado em R$ 98 milhões.