Obras devem ser concluídas já nos primeiros meses de 2011
A Administração dos Portos do Paraná (Appa) recebeu, no dia 21 de dezembro, o licenciamento ambiental concedido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para a dragagem de manutenção dos berços de atracação do Porto de Paranaguá.
Segundo Mario Lobo Filho, superintendente da autarquia estadual, a dragagem vai proporcionar ao Porto de Paranaguá maior preparo para atender à grande demanda gerada no escoamento da próxima safra brasileira de grãos. “Um navio de soja, por exemplo, pode embarcar até dez mil toneladas a mais com o berço de atracação dragado, sem depender de maré para atingir o calado necessário”, analisa Lobo Filho.
A contratação da empresa que executará as obras deve ser feita em caráter emergencial. A previsão é que, depois de assinado o contrato, a dragagem leve dez dias para começar e outros dez para terminar. Aproximadamente 110 mil metros cúbicos de sedimentos devem ser retirados dos berços. Os custos estimados são de cerca de R$ 3,3 milhões e o serviço deve ser concluído já nos primeiros meses de 2011.