Porto de Itapoá deve iniciar as operações em março de 2010
A Itapoá Terminais Portuários, empresa que tem como acionistas a Portinvest Participações e a Aliança Navegação e Logística, informa que captou, no início de junho, por meio das Cédulas de Crédito Bancário (CCB’s) R$ 330 milhões. Segundo a empresa, a verba será aplicada na construção do porto e nos equipamentos operacionais. O montante destinado às obras e às máquinas adquiridas não foi divulgado. A meta é que o porto inicie sua operação em março de 2010. A conclusão das obras não foi definida.
Com investimento total de mais de R$ 450 milhões, o Porto de Itapoá surge para oferecer mais uma opção de escoamento de cargas conteinerizadas no Estado de Santa Catarina. A capacidade de movimentação no início dos trabalhos será de 50 mil TEUs por ano. Ao final do projeto, o terminal deverá operar cerca de 1,5 milhão de TEUs anualmente.
O porto terá condições de operar navios de grande porte graças ao seu calado natural de 16 metros, além da área retro-portuária com possibilidade de ampliações. Informações dão conta que a área operacional distante do cais terá 150 mil metros quadrados na primeira fase, chegando a 460 mil metros quadrados depois de concluídas as obras. Em sua fase inicial, Itapoá terá dois berços de atracação com 630 metros de extensão localizados a 230 metros da costa, ligados ao pátio de contêineres por uma ponte de acesso.
O terminal está situado em águas abrigadas da Baía da Babitonga, na divisa dos estados do Paraná e Santa Catarina, distante 80 quilômetros de Joinville, 130 km de Curitiba, 270 km de Florianópolis e 550 km de São Paulo. Com o apoio do governo do Estado de Santa Catarina, o acesso rodoviário será feito pela SC-415, rodovia estadual que está sendo retificada e pavimentada para atender ao transporte de cargas para o terminal. Da mesma forma, uma nova linha de transmissão em alta tensão está sendo construída pela CELESC S/A, garantindo o suprimento de energia para o Município de Itapoá e para o porto.