O terminal Tecon Santos, operado pela Santos Brasil no Porto de Santos (SP), passou a utilizar caminhões movidos a gás natural comprimido (GNC) em suas operações logísticas internas. Com a chegada de 35 veículos no início de janeiro deste ano, o terminal tornou-se o primeiro do país a adotar esse tipo de frota para o transporte de contêineres. A operação também representa a primeira entrega mundial da fabricante Scania de caminhões a gás natural destinados a terminais portuários.
A aquisição dos caminhões faz parte da estratégia da Santos Brasil de reduzir suas emissões de gases de efeito estufa (GEE), com metas estabelecidas no Plano de Transição Climática da empresa. O investimento na nova frota somou R$ 40 milhões. Os veículos serão incorporados gradualmente às operações e substituirão modelos movidos a diesel. Atualmente, o Tecon Santos opera com 140 caminhões a diesel, que serão substituídos ao longo dos próximos anos.
A expectativa da companhia é de que os novos caminhões reduzam em até 20% as emissões de dióxido de carbono (CO₂) em comparação com os veículos convencionais utilizados no terminal. Segundo Bruno Stupello, diretor de Operações de Terminais Portuários da Santos Brasil, a utilização do gás natural como combustível de transição está alinhada às metas corporativas de descarbonização, que incluem a redução de 70% das emissões diretas (escopos 1 e 2) e 30% das indiretas (escopo 3) até 2040.
Os caminhões adquiridos são do modelo P 340, com motor de 9 litros, potência de 340 cavalos e torque de 1.600 Nm entre 1.100 e 1.400 rpm. A transmissão é automática, com 14 marchas, e os veículos estão equipados com oito cilindros de gás distribuídos no entre-eixos de 3.950 mm. O eixo traseiro R885 permite uma capacidade máxima de tração de até 78 toneladas. Os caminhões contam ainda com sistema de freio auxiliar hidráulico e sistema eletrônico de coleta de dados, que envia instruções operacionais ao condutor em tempo real.
O abastecimento será realizado em um posto de gás natural em fase de implantação nas instalações do próprio terminal. A frota foi configurada especificamente para atender às exigências operacionais do Tecon Santos após estudos técnicos realizados em parceria com a Scania.
Segundo Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil, a parceria com a Santos Brasil representa um marco tanto para o setor portuário brasileiro quanto para a fabricante. "Será a primeira operação apenas com caminhões a gás em um porto da história do país. E, também não há operação similar utilizando veículos da marca em qualquer outro país", afirmou Nucci. Ele destacou ainda que a colaboração reflete o alinhamento estratégico entre as duas empresas no desenvolvimento de soluções logísticas com menor impacto ambiental.
A adoção dos caminhões movidos a GNC faz parte do projeto de modernização do Tecon Santos, que tem como meta aumentar a capacidade anual de movimentação de contêineres dos atuais 2,6 milhões para 3 milhões de TEUs até 2026. O plano de expansão contempla investimentos superiores a R$ 2,5 bilhões.
Além da frota a gás, a Santos Brasil também iniciou a substituição dos guindastes de pátio (RTGs) a diesel por modelos elétricos. Oito RTGs elétricos já estão em operação e, segundo a empresa, essa substituição completa até 2031 evitará a emissão de mais de 700 toneladas de CO₂ por mês, o que representa uma redução de 97% nas emissões dos equipamentos.