O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) realizaram, nesta terça-feira (18), uma audiência pública sobre o projeto Tecon Santos 10. O megaterminal, com previsão de investimentos de R$ 5,6 bilhões, faz parte do processo de arrendamento do maior ativo portuário do país e busca expandir a capacidade do Porto de Santos em 50%.
O evento ocorreu de forma híbrida e contou com transmissão ao vivo, registrando quase 250 acessos simultâneos e 24 contribuições orais. A participação segue aberta até a próxima segunda-feira (24), por meio do site da Antaq.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou que a audiência pública contribui para a definição do modelo de concessão. “Santos está se tornando um hub port, um ponto confiável para os grandes armadores mundiais que buscam intensificar o comércio entre a América do Sul e outros continentes, especialmente com o acordo Mercosul-União Europeia”, afirmou.
O secretário Nacional de Portos, Alex Ávila, representou o ministério no evento, realizado na sede da Antaq, em Brasília. Segundo ele, a iniciativa busca ampliar o debate com a comunidade portuária e demais setores da sociedade. “Esse é um momento de extrema importância, porque trata-se de um projeto com grande impacto na logística nacional”, afirmou.
Entre as principais preocupações apontadas durante a audiência, esteve a necessidade de melhorias na malha viária ao redor do porto para absorver o aumento do fluxo de veículos. Segundo o secretário, há previsão de investimentos na ampliação de vias, criação de acessos e construção de viadutos próximos ao terminal.
O projeto também prevê a elaboração de um inventário de emissões e da pegada de carbono, além de ações para eficiência energética e gestão sustentável de recursos.
O Porto de Santos é o maior complexo portuário da América Latina e movimenta cerca de 29% do comércio exterior brasileiro. A criação do megaterminal busca ampliar a capacidade para atender grandes volumes de carga e redistribuí-los para outros portos do continente.