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Terminal Portuário de São Luís recebe habilitação para exportar milho à China

Arco Norte amplia participação no mercado e fortalece logística de exportação brasileira
Por Redação em 13 de março de 2025 às 7h58
Terminal Portuário de São Luís recebe habilitação para exportar milho à China
Foto: Divulgação/VLI
Foto: Divulgação/VLI

O Terminal Portuário de São Luís (TPSL), operado pela VLI, obteve a habilitação para exportação de milho ao mercado chinês. A autorização atende aos protocolos fitossanitários exigidos pela China e fortalece a posição do Arco Norte como uma rota estratégica para as exportações agrícolas do Brasil.

A demanda chinesa por milho brasileiro aumentou após 2022, devido ao impacto da guerra na Ucrânia no abastecimento global de grãos. Em 2023, a China implementou protocolos quarentenários que estabeleceram critérios rigorosos para a importação da commodity, incluindo controle de sementes e pragas.

Para atender a esses requisitos, o TPSL passou por um processo de cadastramento junto ao Sistema de Gestão Agropecuária do Ministério da Agricultura (Sipeagro/Mapa). A etapa incluiu a apresentação do Manual de Boas Práticas de Fabricação (BPF), relatórios de monitoramento de aflatoxinas e agrotóxicos, além da adequação de processos internos e treinamentos para os colaboradores do terminal.

Expansão das exportações pelo Arco Norte
Com a habilitação do TPSL, o Brasil amplia sua presença no mercado chinês de milho. O Arco Norte, que não exportava grãos para a China antes de 2023, registrou 3,6 milhões de toneladas enviadas ao país asiático naquele ano. Em 2024, o volume foi de 2,2 milhões de toneladas, apesar da retração global do mercado.

A participação do Arco Norte no total de exportações brasileiras de milho cresceu de 23% em 2023 para 44% em 2024. A expectativa é que essa fatia aumente em 2025 com a entrada do TPSL na rota de exportação.

Além do milho, o terminal já possui habilitação para exportação de soja ao mercado chinês e avalia novas oportunidades no setor de grãos.

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