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Portocel recebe navio gigante da BYD com mais de 5.500 veículos

Esta é a segunda viagem ao Brasil do navio cargueiro, em uma das maiores operações de desembarque de veículos do país
Por Redação em 6 de março de 2025 às 8h00
Portocel recebe navio gigante da BYD com mais de 5.500 veículos
Foto: Divulgação / Portocel
Foto: Divulgação / Portocel

O navio Explorer Nº 1, da BYD, atracou nesta quinta-feira (27/02) na unidade de Portocel em Aracruz, norte do Espírito Santo, com 5.524 veículos elétricos e híbridos das famílias Dolphin, Song e Yuan. Esta é a segunda vez que a BYD ao Brasil o navio cargueiro, que traz uma carga maior que a média habitualmente praticada no setor e chega para atender a crescente demanda de mercado pelos veículos da marca até que a fábrica de Camaçari (BA) inicie as operações.

O navio é do tipo ro-ro (roll-on/roll-off), em que cargas sobre rodas são movimentadas sem a necessidade de equipamentos. O Explorer tem 38 metros de boca e quase 200 metros de comprimento, o que faz com que poucos portos estejam aptos a recebê-lo. A Portocel fez uma série de adequações para operação, visando cumprir as obrigações legais junto à Autoridade Marítima, e preparou sua infraestrutura interna para receber essa quantidade de automóveis.

"A Marinha do Brasil acompanhou toda a evolução do processo, desde as simulações de manobras realizadas na USP, até a concretização da atracação do navio, que foi acompanhada de perto, a bordo do BYD Explorer Nº 1. Todas as etapas administrativas de avaliação técnica para viabilidade do procedimento foram cumpridas pela Capitania dos Portos, com a assessoria da Praticagem e a participação da Autoridade Portuária do Espírito Santo, de tal forma que a segurança foi plenamente estabelecida, atendendo a todos os requisitos", destaca o Capitão de Mar e Guerra Marcelo Rey, Capitão dos Portos do Espírito Santo.

"Essa operação representa um marco não apenas para o nosso porto, mas uma opção para o setor automotivo. Há aproximadamente seis meses, iniciamos as discussões com os parceiros envolvidos, avaliando detalhadamente as condições necessárias para receber o Explorer, um navio cujas especificações são distintas das embarcações convencionais que costumam atracar aqui", destaca o gerente-executivo da Portocel, Alexandre Billot Mori.

Segundo ele, os esforços coletivos das autoridades Marítima, Praticagem e Portuária, do cliente e todos os parceiros nesta operação viabilizaram as adequações necessárias para que essa primeira operação ocorresse. "Este é um momento que concretiza o desejo da Portocel de se consolidar como uma opção logística estratégica para esse tipo de carga, ofertando um desenho eficiente e infraestrutura adequada para atender a essa demanda", destaca Billot, acrescentando que o terminal vem se preparando ao longo dos anos para atender as necessidades do mercado.

Essa é a primeira operação da embarcação no Espírito Santo e a segunda no Brasil, e acontece em parceria com o operador portuário Poseidon. Segundo o executivo da Portocel, o terminal está trabalhando para realizar outras operações desse tipo no primeiro semestre de 2025.

"A chegada do BYD Explorer N° 1 ao Brasil pela segunda vez mostra nosso comprometimento em atender à crescente demanda por veículos eletrificados no país. Enquanto preparamos o início da produção em Camaçari (BA), essa operação garante que mais consumidores tenham acesso aos nossos modelos com agilidade. Investir em uma frota de cargueiros própria faz parte da nossa estratégia para tornar a mobilidade sustentável mais acessível e reforçar a posição da BYD como líder na eletrificação automotiva nos mercados que opera", comenta Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da BYD do Brasil e Head Comercial e Marketing da BYD Auto.

Saindo de Nigbo, na província chinesa de Zhejiang, onde fica o quarto maior porto do país, o navio fez escalas para abastecimento em Singapura e Port Louis antes de chegar ao Brasil. Esse cargueiro é o primeiro de um total de oito navios do plano inicial divulgado pela BYD. Com 199,9 metros de comprimento e 38 metros de largura, a embarcação tem capacidade para transportar até 7 mil veículos e conta com as mais modernas tecnologias de navegação. Sua tripulação é composta por profissionais da Índia, Filipinas, Ucrânia e Bulgária.

 

  • O navio Explorer Nº 1, da greentech BYD, atracou nesta quinta-feira (27/02) na unidade de Portocel em Aracruz, norte do Espírito Santo, com 5.524 veículos, uma carga maior que a média habitualmente praticada no setor
    O navio Explorer Nº 1, da greentech BYD, atracou nesta quinta-feira (27/02) na unidade de Portocel em Aracruz, norte do Espírito Santo, com 5.524 veículos, uma carga maior que a média habitualmente praticada no setor
  • O Explorer tem 38 metros de boca e quase 200 metros de comprimento, o que faz com que poucos portos estejam aptos a recebê-lo
    O Explorer tem 38 metros de boca e quase 200 metros de comprimento, o que faz com que poucos portos estejam aptos a recebê-lo
  • A Portocel fez uma série de adequações para operação, visando cumprir as obrigações legais junto à Autoridade Marítima, e preparou sua infraestrutura interna para receber essa quantidade de automóveis
    A Portocel fez uma série de adequações para operação, visando cumprir as obrigações legais junto à Autoridade Marítima, e preparou sua infraestrutura interna para receber essa quantidade de automóveis

 

Tags byd portocel
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