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Porto de Chancay fortalece conexão entre China e América do Sul

Infraestrutura no Peru deve reduzir tempo e custos logísticos para exportadores brasileiros
Por Redação em 26 de fevereiro de 2025 às 7h59
Porto de Chancay fortalece conexão entre China e América do Sul
Foto: Marcos Vicentti/Secom
Foto: Marcos Vicentti/Secom

O Porto de Chancay, localizado a 70 km de Lima, no Peru, foi inaugurado em novembro de 2024 e se consolida como um dos principais hubs logísticos da América do Sul. Construído pela empresa chinesa COSCO Shipping, o terminal é o primeiro da região com maioria de capital chinês e tem como objetivo facilitar o comércio transoceânico, beneficiando exportadores do Brasil e fortalecendo a presença da China no continente.

A infraestrutura do porto conta com docas de 18 metros de profundidade, um túnel de 1,8 km ligando à Rodovia Pan-Americana e capacidade inicial para movimentar 1 milhão de contêineres e 6 milhões de toneladas de carga solta por ano. Durante a fase inicial de operações, prevista até maio de 2025, o porto receberá duas embarcações diretas por semana com destino a Xangai. Nos próximos anos, a estrutura será ampliada para receber navios com capacidade de até 24.000 contêineres.

Para o Brasil, o Porto de Chancay representa uma nova alternativa logística, com potencial para reduzir em até 20 dias o tempo de transporte de mercadorias para a Ásia. A nova rota pode diminuir custos logísticos e aumentar a competitividade de commodities brasileiras, como soja, milho e minério de ferro, no mercado chinês. Estados produtores como Mato Grosso e Mato Grosso do Sul poderão se beneficiar dos corredores bioceânicos que ligam o Atlântico ao Pacífico, reduzindo a dependência dos portos do Sul e Sudeste do Brasil.

Outras regiões também buscam integração com o novo corredor logístico. O governo de Rondônia iniciou negociações para conectar Porto Velho ao Porto de Chancay, enquanto o Acre realizou testes de transporte experimental passando pelos municípios de Assis Brasil e Brasileia. No Amazonas, a Zona Franca de Manaus avalia o uso da nova rota, que pode reduzir o tempo de transporte entre a China e a capital amazonense de 46 para 20 dias.

A construção do Porto de Chancay faz parte da estratégia da China para expandir a Iniciativa do Cinturão e Rota na América Latina. Com investimentos robustos, a infraestrutura se torna um ponto estratégico para a integração regional, impulsionando setores como agronegócio, mineração e indústria. O Brasil, como principal parceiro comercial da China na região, pode se beneficiar da diversificação das rotas marítimas e do aumento dos investimentos estrangeiros.

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