A Svitzer, empresa de serviços de reboque e marítimos, ampliou sua presença no Brasil passando a operar no Porto do Itaqui, em São Luís, no Maranhão. A companhia já investiu mais de R$ 650 milhões no país nos últimos anos, e afirma ter uma estratégia para o mercado brasileiro que busca ampliar e fortalecer a cobertura dos serviços oferecidos aos clientes.
O início das operações da Svitzer Brasil no Porto do Itaqui representa um passo significativo para a companhia. Localizado estrategicamente no Maranhão, o porto de Itaqui integra um dos maiores complexos portuários em movimentação de carga do Brasil, servindo como destino logístico para grande parte da produção do Corredor Centro-Norte e Brasil Central. Com sua infraestrutura robusta, incluindo armazenagem de grãos e combustíveis, profundidades de berços que permitem atracação de grandes embarcações e conexões logísticas multimodais, o porto de Itaqui desempenha um papel fundamental no desenvolvimento econômico da região e do país.
Este é o nono porto em que a empresa passa a operar em nove anos de atuação no Brasil: Itaqui; Pecém e Fortaleza (Mucuripe); Suape; Salvador e Aratu, Vitória, Santos, Paranaguá e Antonina; São Francisco do Sul e Itapoá; Rio Grande. Além de conquistar novos mercados, a Svitzer também investe em pessoas, com agenda ativa de treinamentos contínuos e alta tecnologia em novos rebocadores.
A expansão integra dois rebocadores modernos e de alta performance à operação. Os rebocadores, Svitzer Denise e Svitzer Joaquim R, são modelos azimutais com tração estática (bollard pull) de 72 e 76 toneladas, respectivamente, otimizados para as condições operacionais no Porto do Itaqui, Ponta da Madeira e Alumar, importantes para o corredor logístico do Centro-Oeste do país.
"Atuar em mais um porto reforça o compromisso da Svitzer com o mercado brasileiro. Itaqui é o maior porto público do Norte e Nordeste do Brasil, e o quarto maior porto público do Brasil. É um ponto estratégico para o escoamento da produção regional, e a exportação de produtos como minério de ferro e soja. Buscamos ampliar e modernizar a nossa frota nacional de forma contínua, pois consideramos o Brasil como um país estratégico e com enorme potencial, o que nos motiva a investir constantemente, especialmente em equipamentos altamente seguros e eficientes e no treinamento de nossos funcionários", afirma Daniel Cohen, presidente da Svitzer no Brasil.
Atualmente a frota da Svitzer Brasil possui 22 rebocadores e há mais três embarcações ASD (Azimuth Stern Drive) projetados pela Robert Allan Ltd., em construção no estaleiro brasileiro Rio Maguari, em Belém do Pará.