Na última quinta-feira (14), foi realizada a conferência de apresentação do Porto de Chancay, no Peru. O evento contou com a participação, por videoconferência, do presidente chinês Xi Jinping e da presidente peruana Dina Boluarte. O porto, localizado a cerca de 78 quilômetros ao norte de Lima, é o primeiro investimento portuário da Cosco Shipping na América do Sul, com foco em infraestrutura e tecnologia de ponta.
O Porto de Chancay possui 1.500 metros de comprimento e quatro berços, sendo dois dedicados a contêineres e dois de uso múltiplo. A capacidade anual de movimentação é de 1 milhão de TEUs, 6 milhões de toneladas de carga a granel e 160 mil veículos. Além disso, o complexo conta com armazéns, pátios de armazenamento e áreas logísticas, ligados à Rodovia Pan-Americana por um túnel de 1,8 quilômetro, projetado para otimizar o transporte terrestre.
O projeto incorpora equipamentos inteligentes e veículos elétricos, o que permite uma redução de mais de 25% no consumo de energia. Após a realização de testes operacionais bem-sucedidos, a Cosco Shipping planeja estabelecer um centro regional de logística no porto, além de implementar rotas diretas de contêineres entre Xangai e Chancay, reduzindo o tempo de trânsito para 23 dias.
Também está previsto o início de um novo serviço ro-ro, voltado para veículos, que pode transformar o porto em um importante hub automotivo na América do Sul. Desde o início do projeto, mais de 8 mil empregos diretos foram gerados.
O desenvolvimento do porto incluiu iniciativas ambientais, como centros de resgate de fauna e ações para preservação de habitats naturais, alinhando as operações logísticas às práticas de sustentabilidade. A nova instalação reforça a conectividade logística no continente e posiciona o Peru como um ponto estratégico no comércio global.