O Porto Itapoá, localizado no Litoral Norte de Santa Catarina, iniciou a Fase IV de sua expansão com previsão de investimentos de R$ 500 milhões nos próximos 12 meses. O objetivo é transformar o terminal no maior e mais eficiente da América do Sul até 2033. Hoje, o porto já figura entre os quatro maiores do Brasil em movimentação de contêineres.
Com um pátio de 455 mil metros quadrados e capacidade estática para 31 mil TEUs, o Porto Itapoá movimenta até 1,8 milhão de TEUs por ano. Felipe Fioravanti Kaufmann, diretor de Desenvolvimento de Negócios e Experiência do Cliente, destaca que a nova fase de expansão vai incluir melhorias significativas na infraestrutura para atender à demanda crescente.
Entre os investimentos previstos está a expansão de 120 mil metros quadrados no pátio e a aquisição de novos equipamentos, como o oitavo portêiner, essencial para a movimentação de contêineres em navios de grande porte. Em agosto, o porto adquiriu o sétimo portêiner, o que resultou em um aumento de 15% na produtividade.
Além disso, o cais será ampliado em mais de 400 metros, permitindo a atracação de três navios simultâneos de maior porte. A obra já possui licença ambiental emitida pelo Ibama. O Porto Itapoá também investirá em 12 novos guindastes RTGs operados por controle remoto, consolidando sua posição como o primeiro terminal da América do Sul a utilizar essa tecnologia. Esses equipamentos são híbridos, reduzindo o consumo de combustível e as emissões de carbono.
Outras aquisições incluem nove novos terminal tractors (TTs) para movimentação de contêineres, somando-se aos 49 TTs já operados, sendo 20 deles elétricos. Esses veículos são carregados com energia 100% renovável, alinhados à política de sustentabilidade do terminal. Um novo scanner de última geração também será adicionado para garantir a segurança na circulação de cargas.
A expansão acontece após a conclusão da Fase III, em abril de 2024, que adicionou 200 mil metros quadrados ao pátio e um armazém de 8 mil metros quadrados, resultado de um investimento de R$ 815 milhões.
Outra obra importante é a dragagem do canal de acesso da Baía Babitonga, autorizada em setembro pelo Ibama, com investimento de R$ 300 milhões. A dragagem aumentará a profundidade do canal de 14 para 16 metros, permitindo a navegação de embarcações de até 366 metros de comprimento, o que reforça a posição do Porto Itapoá como um hub logístico estratégico na América do Sul.