O Porto do Açu e o Governo de Goiás assinaram um Protocolo de Intenções nesta quarta-feira (28), durante a Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex). O objetivo é desenvolver pesquisas estratégicas para melhorar a eficiência da movimentação de cargas oriundas e/ou destinadas ao estado de Goiás. O documento foi assinado por Ronaldo Caiado, governador de Goiás, e Rogério Zampronha, CEO da Prumo, holding responsável pelo desenvolvimento do Porto do Açu.
O acordo busca identificar as melhores soluções logísticas e de infraestrutura para integrar o estado com o Porto do Açu, além de avaliar sinergias em energias renováveis e soluções logísticas de armazenamento e escoamento de produtos. O Porto do Açu já movimenta produtos como milho, soja, carvão e concentrado de cobre produzidos em Goiás.
A expansão da capacidade de armazenagem e investimentos em uma nova fábrica misturadora de fertilizantes também foram anunciados para melhorar a estocagem da produção agrícola goiana, com obras previstas para 2024.