A TCP, responsável pela administração do Terminal de Contêineres de Paranaguá, alcançou a marca de 1 milhão de TEUs movimentados. O feito ocorreu 65 dias mais cedo do que no ano anterior, quando o terminal atingiu o mesmo volume em 31 de outubro. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (27).
A marca de 1 milhão de TEUs reflete o avanço da TCP nos últimos anos. Em 2022, o volume foi alcançado em 7 de novembro, e, em 2021, em 28 de novembro. Segundo Felipe de França, gerente de planejamento de operações da TCP, a empresa já movimentou o equivalente a 80% do total registrado no ano anterior. O resultado é atribuído aos novos recordes de produtividade estabelecidos em 2024.
Em maio, a TCP registrou um recorde mensal com a movimentação de 136.201 TEUs, um aumento de 7% em relação ao recorde de dezembro de 2023, quando foram movimentados 127.877 TEUs. O terminal também atingiu uma nova máxima na operação de contêineres refrigerados (reefer) em junho, com 12.204 unidades movimentadas.
Outro destaque foi a conclusão das obras de modernização dos portões de acesso rodoviário (gates) em abril, o que resultou em novos recordes de produtividade. O número de transições de contêineres chegou a 54.984 entradas e saídas no mês de abril, um aumento de 11% em relação ao recorde anterior. O volume de transições diárias também atingiu um novo patamar em junho, com 2.557 movimentações em um único dia.
Em fevereiro, o terminal recebeu a atracação de 89 navios, superando o recorde anterior de dezembro de 2023. Esse aumento ocorre no ano em que a TCP passou a contar com dois novos serviços semanais de cabotagem e dois de longo curso, totalizando 20 serviços marítimos e 24 escalas semanais.
Crescimento impulsionado pelo setor agro
Nos primeiros seis meses de 2024, a TCP registrou um crescimento de 37% na movimentação de contêineres, com 780.457 TEUs. As exportações tiveram um aumento de 35%, enquanto as importações cresceram 19%. Giovanni Guidolim, gerente comercial e de logística da TCP, destacou que o crescimento foi impulsionado por investimentos de longo prazo, posicionando Paranaguá como um dos principais corredores de exportação e importação do país.
Entre os segmentos de exportação com maior crescimento estão carnes e congelados, madeira, e papel e celulose. Nas importações, os setores automotivo e de químicos e petroquímicos se destacaram.