Ibovespa
122.102,15 pts
(0,75%)
Dólar comercial
R$ 6,07
(-0,81%)
Dólar turismo
R$ 6,30
(-1,06%)
Euro
R$ 6,34
(-0,04%)

Investimento bilionário aumentará capacidade dos portos de Santa Catarina

Estimativa da Antaq indica superação do complexo portuário de Santos em três anos
Por Redação em 25 de julho de 2024 às 11h48
Investimento bilionário aumentará capacidade dos portos de Santa Catarina
Foto: Divulgação/Porto de Itajaí
Foto: Divulgação/Porto de Itajaí

Os portos de Santa Catarina devem superar a capacidade de movimentação de contêineres do maior complexo portuário do Brasil, em Santos (SP), em aproximadamente três anos. A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) apresentou essa estimativa em reunião na Federação das Indústrias de SC (Fiesc) na última segunda-feira (22).

Os dois maiores terminais privados do Estado, Portonave, em Navegantes, e Porto Itapoá, investirão mais de R$ 3 bilhões, ultrapassando a capacidade anual de 5,3 milhões de TEUs de Santos. O gerente regional substituto da Antaq, Lucas Sampaio Ataliba, projeta que, com a maturação da operação do Porto de Itajaí após a nova concessão, a capacidade de movimentação dos portos catarinenses alcançará 6,5 milhões de TEUs por ano em cinco anos.

Ataliba destacou a necessidade de preparar o Estado para essa capacidade. A infraestrutura rodoviária em SC já é um gargalo, com problemas crônicos que devem piorar com o aumento no volume de cargas. O presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, ressaltou a necessidade de alternativas para a BR-101, considerando o aumento do tráfego de caminhões, crescimento populacional e turismo no litoral.

A Portonave, acessada pela BR-470 e BR-101, movimenta em média 2,1 mil caminhões por dia, com picos de três mil caminhões em 24 horas. Houve um aumento de 6% em relação ao ano passado.

A Antaq também apontou preocupações com os acessos aquaviários e a estrutura retroportuária, destacando que a capacidade estática estimada dos depósitos em SC para armazenagem de contêineres vazios não supera 100 mil TEUs/mês, enquanto a demanda é de mais de 200 mil TEUs/mês.

Egídio Martorano, presidente da Câmara de Transporte e Logística da Fiesc, mencionou as dificuldades enfrentadas pelos exportadores e importadores, incluindo despesas de demurrage e falta de janelas de atracação nos portos, que prejudicam a confiabilidade e reputação das empresas.

Detalhes dos Investimentos
A Portonave investirá R$ 1 bilhão para adequar o cais para receber navios de até 400 metros. A obra, realizada em duas etapas, deve ser concluída no primeiro semestre de 2026. Apesar do fechamento de um dos berços, a movimentação de cargas recuou apenas 9,43% até maio deste ano.

O Porto Itapoá investirá R$ 2 bilhões para ampliar sua capacidade. A terceira fase de expansão foi inaugurada recentemente, com mais 200 mil m² de pátio e um armazém de 8 mil m², aumentando a capacidade para até dois milhões de TEUs. A empresa e o Governo do Estado também propuseram uma parceria para dragagem do canal de acesso à Baía da Babitonga, em análise no Ministério dos Portos e Aeroportos.

Em Imbituba, estão previstos R$ 95 milhões para recuperação, reforço e ampliação do Cais 3, permitindo o recebimento de navios de até 270 metros. A movimentação de contêineres em Imbituba aumentou 59,33% nos primeiros cinco meses de 2024.

A concessão do Porto de Itajaí prevê R$ 2,9 bilhões em novos investimentos, incluindo a ampliação da área retroportuária, com o edital a ser lançado em breve e leilão previsto para o próximo ano.

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência, analisar estatísticas e personalizar a publicidade. Ao prosseguir no site, você concorda com esse uso, em conformidade com a Política de Privacidade.
Aceitar
Gerenciar