Um levantamento realizado pela Companhia Docas de São Sebastião (CDSS), vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil), indicou que a movimentação de cargas no Porto de São Sebastião atingiu um novo recorde no primeiro semestre deste ano, com um total de 760 mil toneladas movimentadas, 57% a mais em comparação ao mesmo período de 2023.
Entre as principais cargas transportadas estão açúcar a granel, com 287,5 mil toneladas; barrilha a granel, com 190,3 mil toneladas; e coque de petróleo a granel, com 107,5 mil toneladas. Segundo Ernesto Sampaio, diretor-presidente da CDSS, a ampliação das áreas de armazenagem atraiu mais importadores e exportadores, e foram autorizados 11 novos armazéns, totalizando 14 estruturas instaladas pelos operadores portuários.
Foram realizados investimentos em melhorias no Porto, incluindo a reforma do centro de controle operacional, pavimentação de pátios de armazenagem e vias de acesso terrestre, novo sistema de automação da porta de acesso ao Porto e monitoramento por circuito fechado de TV. Também foram feitas obras de ajuste e cumprimento de requisitos de segurança e alfandegamento, além de um novo sistema de combate a incêndios.
O Porto de São Sebastião conta com acesso facilitado pela rodovia dos Tamoios, interligada aos principais acessos do estado de São Paulo, e pela proximidade com a malha ferroviária e o Aeroporto Internacional de São José dos Campos. A obra do Contorno de São Sebastião na Tamoios está em fase final e prevê uma alça exclusiva ao Porto, evitando interferência no trânsito urbano.
Está em fase de modelagem um processo de arrendamento para atrair mais investimentos. A consulta pública está em preparação e será publicada em breve, conforme informou a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende. No contexto do novo Plano Estadual de Logística e Investimento, o Porto de São Sebastião desempenha um papel fundamental no escoamento de cargas para exportação, juntamente com o Porto de Santos.
Em abril, o Porto aderiu à Aliança Brasileira para Descarbonização dos Portos, que promove a troca de experiências e ações para acelerar a descarbonização do setor marítimo e portuário. Como parte desse compromisso, passou a aplicar descontos na tarifa portuária para embarcações com sustentabilidade e eficiência energética, que comprovem baixas emissões de gases de efeito estufa.