A APM Terminals Suape anunciou a aquisição de 28 equipamentos eletrificados para operação de seu novo terminal. A fabricante escolhida foi a SANY, renomada no setor de equipamentos portuários. O desenvolvimento do projeto envolveu a customização detalhada dos equipamentos, que incorporam tecnologia avançada, eficiência e segurança. A medida visa acelerar a adoção de equipamentos elétricos para manuseio de contêineres, reforçando o compromisso da APM Terminals com a descarbonização de suas operações globais.
As obras do terminal, localizado no Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros (Suape), Pernambuco, começaram em fevereiro. A previsão é que o terminal entre em operação no segundo semestre de 2026.
"A APM Terminals Suape está investindo mais de R$ 241 milhões em equipamentos modernos para consolidar o projeto em Pernambuco, que será o primeiro terminal 100% eletrificado da América Latina. Essa etapa reforça o compromisso da APM Terminals em liderar a modernização do setor portuário no Brasil", afirmou Aristides Russi Júnior, diretor-superintendente da APM Terminals Suape.
O projeto é planejado para atender às necessidades dos clientes, com iniciativas pioneiras em sustentabilidade portuária. Dos 28 equipamentos adquiridos, dois são guindastes STS (Ship to Shore), operados por controle remoto, os maiores e mais modernos do mercado, equipados com sistemas de posicionamento seguro e produtividade aprimorada. Além de OCR (Optical Character Recognition), possuem tecnologias que evitam avarias e protegem a carga.
Sete guindastes RTGs também foram adquiridos, operando por controle remoto e dotados dos mesmos dispositivos de segurança dos STSs. A operação remota aumenta a produtividade e segurança do terminal, com sistemas que evitam colisões e impedem que caminhões sejam içados inadvertidamente. As duas Reach Stackers e as duas empilhadeiras de contêineres vazios serão os primeiros veículos elétricos dessa categoria no Brasil. A compra inclui ainda uma empilhadeira de 16 toneladas e catorze terminal tractors, todos elétricos.
O novo terminal gerará empregos diretos e indiretos, promovendo o desenvolvimento socioeconômico da região, com maior conectividade e ampliação das janelas de atracação para companhias marítimas. A APM Terminals Suape contará com rede 5G própria, permitindo a transmissão de informações em tempo real para os clientes em qualquer lugar do mundo, 24 horas por dia, sete dias por semana.