No período de janeiro a dezembro de 2023, o Porto de Itaguaí, sob a gestão da PortosRio, alcançou a marca de 55,8 milhões de toneladas de cargas movimentadas. Esse desempenho coloca o porto como o terceiro maior em volume de cargas entre os portos públicos do país, ficando atrás apenas dos Portos de Santos e de Paranaguá.
De acordo com os dados divulgados neste mês pelo Painel Estatístico Aquaviário 2023 da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), houve um crescimento significativo em relação ao ano anterior, com um aumento de 5,2 milhões de toneladas, representando uma elevação de 10,2%.
O relatório da agência reguladora também destaca que o minério de ferro foi a carga mais movimentada pelo setor portuário nacional em 2023, abrangendo 30% do total. Nesse cenário, o Porto de Itaguaí se destaca como o principal porto público na movimentação desse tipo de carga, respondendo por 13,1% do volume total movimentado pelos portos brasileiros.
Francisco Martins, diretor-presidente da PortosRio, atribui o resultado positivo ao compromisso e esforço dedicados pela companhia e por seus parceiros da cadeia logística de comércio exterior. Ele ressalta que o foco em melhorar a infraestrutura portuária e impulsionar a movimentação de cargas tem sido uma prioridade, e as expectativas são de que o ritmo de crescimento se mantenha ao longo deste ano.
LEIA TAMBÉM: