O Terminal Portuário da Klabin, denominado PAR-01, localizado no porto de Paranaguá (PR), registrou um notável desempenho em seu primeiro ano de atividade, que teve início em dezembro de 2022. Nesse período, o terminal embarcou 664 mil toneladas de celulose produzida na fábrica de Ortigueira, situada no Paraná.
Uma das iniciativas mais destacadas foi a instalação de placas solares, capazes de gerar cerca de 270 megawatts-hora por ano. Essa implementação resultou em uma redução significativa de 3,6 toneladas de CO2. Além disso, a mudança para o modal ferroviário possibilitou uma impressionante redução de 85% nas emissões.
O Terminal Portuário da Klabin, que abrange uma área de 27.530 m² no porto de Paranaguá (PR), conta com uma conexão ferroviária direta com a unidade Puma em Ortigueira (PR). De acordo com a empresa, "a localização estratégica contribui para a redução do tráfego de caminhões no transporte de carga até os navios, anteriormente operados em um armazém situado a uma distância de 5 km do costado."
LEIA TAMBÉM: