O Porto Itapoá inaugurou uma Sala de Segurança com o exercício simulado realizado em conjunto com a Marinha do Brasil, na última semana. Para o desenvolvimento do espaço anexo ao CCCom – Centro de Controle e Comunicação –, o terminal contou com a orientação de um especialista em metodologia de gestão de crise da Polícia Federal.
Na Sala de Segurança, o Porto Itapoá investiu R$ 3,75 milhões, que ainda inclui um novo sistema de monitoramento, além de novas câmeras, instaladas estrategicamente em todas as áreas do Terminal e um vídeowall para monitoramento das imagens, em substituição aos antigos monitores.
O sistema passa a contar com inteligência artificial e câmeras térmicas para melhor visualização à noite e em dias de cerração. "Essa tecnologia de IA embarcada proporciona maior qualidade e acuracidade no monitoramento, minimizando o risco de falhas humanas e de cooptação de pessoas pelo crime organizado", diz José Aurélio Kalfeld, Gerente de Segurança do Terminal.
De acordo com o terminal, para o segundo semestre ainda está previsto como parte destes investimentos, a instalação de radares e câmeras voltadas para a área molhada, ou seja, nas águas da baía no entorno do píer, para um monitoramento ainda mais efetivo da área do porto e das embarcações atracadas.
LEIA TAMBÉM: