O Porto Itapoá anunciou a compra do novo scanner para inspecionar contêineres. O equipamento modelo HCVM XT, da empresa britânica Smiths Detection, é o primeiro em território brasileiro, e teve um investimento de aproximadamente R$ 10 milhões.
A expectativa é que o novo aparelho entre em operação a partir de março. Com a nova aquisição, o terminal catarinense passará a atuar com scanners, dobrando a capacidade de inspeção, e aumentando a qualidade e velocidade de vistorias.
"Isso traz mais segurança para todos os envolvidos no processo: Receita Federal, Exportadores, Importadores, Transportadores e colaboradores do Porto Itapoá", afirmou o diretor de Operações, Meio Ambiente e Tecnologia do Porto Itapoá, Sergni Pessoa Rosa Jr.
O delegado da Alfândega da Receita Federal de São Francisco do Sul, Claiton Meyer, responsável pela atuação da instituição em Itapoá, reforçou o ganho qualitativo das vistorias.
"O novo scanner a ser utilizado no Porto Itapoá trará melhor qualidade de imagem, dessa forma, facilitará a identificação das mercadorias constantes na unidade de carga e, consequentemente, ajudará na identificação de ilícitos".
Investimentos em infraestrutura
No ano passado, o terminal havia comprado um Porteiner, do fabricante ZPMC, de lança com alcance de 70 metros, e dez RTGs (guindastes móveis sobre pneus) híbridos com consumo de combustível 3 vezes inferior a um RTG convencional além de serem controlados remotamente, equipamento que será utilizado pela primeira vez por um porto brasileiro. Cinco equipamentos chegarão em maio e os demais juntamente com o STS em dezembro de 2023.
Ainda em 2022, o Porto Itapoá adquiriu duas novas empilhadeiras Reach Stacker para potencializar o atendimento das atividades de navio e pátio, complementando as operações com os RTGs. Os equipamentos são da marca Kalmar e podem movimentar até 45 toneladas.
Além disso, o terminal comprou nove caminhões terminal tractors (TTs) do fabricante nacional Rucker, que já estão operando desde julho de 2022, juntando-se à frota de 40 unidades. Cada caminhão pode carregar até 65 toneladas, que equivale a dois contêineres de 20 pés.