O Super Terminais, terminal privativo no Polo Industrial de Manaus, divulga que as movimentações internas de contêineres começaram a ser feitas por um terminal tractor 100% elétrico. O equipamento incorporado à frota da empresa chegou da Alemanha em setembro e visa complementar o projeto de sustentabilidade do terminal portuário.
Segundo a companhia, o novo terminal tractor permite a economia de 2.112 litros de óleo diesel por ano, reduzindo as emissões de gases do efeito estufa.
Leia mais: Super Terminais registra recorde de movimentação
O diretor do Super Terminais, Marcello Di Gregorio, afirma que a empresa vem acelerando projetos sustentáveis em várias frentes, em áreas relacionadas à energia, consumo de combustíveis fósseis e tratamento de resíduos. “O terminal tractor movimenta 46 contêineres de 90 toneladas por dia, chegando a 12.144 contêineres por ano. Os principais itens transportados são eletrônicos, peças de motocicletas e componentes para abastecimento da Zona Franca de Manaus. É um equipamento altamente tecnológico, eficiente e sustentável.”
Investimentos em equipamento
O modelo MAFI T230e possui motor elétrico de 400 volts, velocidade máxima de 40 km por hora e é equipado com baterias de lítio com capacidade de 177 KWh, com transmissão automática e faróis full led. Além das vantagens do ponto de vista da sustentabilidade, o terminal tractor traz, aponta o Super Terminais, mais conforto para o operador, com ruído zero na atividade, bancos anatômicos, visão ampla e dirigibilidade mais apurada com controles e painel digital.
Leia mais: Super Terminais é reconhecido como depot mais eficiente do país
Ao comemorar 25 anos de atuação, o Super Terminais salienta que faz o maior aporte de investimentos da história, no valor total de R$ 260 milhões. Os recursos estão sendo empregados na expansão do pátio de armazenagem em 10 mil m², ampliação do píer em 180 metros, além da compra de guindastes e implementação de novos sistemas tecnológicos.