O Porto de Itaguaí e o Porto do Rio de Janeiro ficaram na 2ª e na 9ª posição, respectivamente, do ranking dos dez maiores portos públicos em movimentação de cargas, no ano de 2021.
Os dados são do Estatístico Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), divulgados recentemente. Com o bom desempenho dos seus dois maiores portos, a Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), autoridade portuária que também administra os Portos de Niterói e Angra dos Reis, possui o segundo maior complexo portuário público do país em volume movimentado.
Sobre o Porto de Itaguaí, que já se consolidou como o maior porto público na movimentação de minério de ferro, o relatório da agência reguladora aponta que foram movimentadas 51,7 milhões de toneladas, um incremento de 11,9% em comparação com 2020. Ainda de acordo com o painel estatístico, o Porto do Rio de Janeiro apresentou um crescimento de 27,53% em relação ao ano de 2020.
“O resultado positivo é reflexo do trabalho sério desenvolvido pela companhia e pelos parceiros da cadeia logística de comércio exterior, que vêm atuando no objetivo comum de melhorar a infraestrutura portuária e incrementar a movimentação de cargas, e a tendência é de que o ritmo de crescimento se mantenha este ano”, analisa o diretor-presidente da CDRJ, Francisco Antonio de Magalhães Laranjeira.
“Ser a segunda maior autoridade portuária do país em termos de volume movimentado mostra a relevância da empresa para o setor portuário nacional e para o comércio exterior brasileiro”, destaca o diretor de Negócios e Sustentabilidade, Jean Paulo Castro e Silva.