A Santos Brasil deu início às obras de drenagem e pavimentação do pátio do Tecon Vila do Conde, localizado em Barcarena (PA). A iniciativa, com investimentos da ordem de R$ 18 milhões, vai propiciar maior velocidade de atendimento e aumento da capacidade de armazenamento do terminal.
Os novos recursos complementam os investimentos de R$ 60 milhões realizados entre 2018 e 2019 para a ampliação e a modernização do terminal, que envolveram obras civis e novos equipamentos de pátio e cais, proporcionando aumento substancial na produtividade e elevando o nível de serviço.
Segundo o gerente geral do Tecon Vila do Conde, Thiago Nishi, as obras são necessárias para melhor adequar o sistema de drenagem ao alto volume pluviométrico da Região Norte e para garantir a regularidade no piso dos blocos A e B do pátio. “Com a conclusão dos trabalhos, prevista para o primeiro trimestre de 2022, a Santos Brasil agrega ainda mais competitividade aos seus clientes e maior estímulo ao desenvolvimento regional”, destaca o executivo.
Situado no delta do Rio Amazonas, o Tecon Vila do Conde é o único terminal da região com três guindastes portuários sobre rodas, que operam no cais para embarque e desembarque de contêineres ou cargas de projeto. O empreendimento conta também com doze reach stakers para movimentação de contêineres no pátio, piso intertravado no novo pátio, câmara frigorífica para inspeção de cargas refrigeradas e quatro gates de entrada e um de saída.