No dia 30 de dezembro foi publicada, no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro (DOERJ), a decisão da Comissão Estadual de Controle Ambiental (Ceca) que expede a licença de operação do Porto de Itaguaí (RJ).
Com isso, a Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) concluiu, junto ao Instituto Estadual de Ambiente (Inea), o processo de renovação do licenciamento ambiental para o porto, que se encontrava em análise desde 2007. A nova licença possui validade até o ano de 2027 e está adequada à legislação ambiental e portuária vigente.
“A renovação da licença operacional para o Porto de Itaguaí finda mais um passivo histórico em ambos os órgãos, demonstrando o comprometimento das instituições em contribuir com o desenvolvimento sustentável do estado do Rio de Janeiro, tornando o Porto de Itaguaí cada vez mais atrativo para novas oportunidades de investimento”, destaca a superintendente de Sustentabilidade do Negócio da CDRJ, Gabriela Campagna. “Agora as equipes terão como foco desenvolver e fomentar atividades de monitoramento e fiscalização, sempre em busca da melhoria dos processos de gerenciamento ambiental e do alinhamento aos melhores padrões mundiais de sustentabilidade”.