A Ferroport, empresa que administra o terminal de minério de ferro do Porto do Açu (RJ) computou 85 milhões de toneladas movimentadas ao completar seis anos de operação. Joint venture entre a Prumo e a Anglo American, a companhia foi a primeira a se instalar no empreendimento portuário, em São João da Barra. Em 22 de outubro de 2014, o navio MV Key Light atracou no Açu e iniciou seu carregamento, marcando assim o início das atividades do terminal, que tem capacidade para movimentar até 26,5 milhões de t de minério por ano.
Com 20,5 metros de profundidade em seus berços de atracação, o terminal de minério do Açu pode receber navios do tipo Panamax e Capesize, com capacidade para até 220 mil t. No marco dos seis anos de operação, totaliza mais de 550 embarcações carregadas. O produto, extraído de uma mina da empresa Anglo American, chega ao porto por meio de um mineroduto de 529 km de extensão e que atravessa 33 municípios do sudeste brasileiro, desde Conceição do Mato Dentro (MG).
“Sem dúvidas este foi o ano mais desafiador, mas também o que conseguimos demonstrar a nossa capacidade de trabalho, engajamento e superação. Como atividade essencial, seguimos com o terminal em operação durante a pandemia, implantamos protocolos rígidos e trabalhamos com toda a segurança necessária. Mesmo em um ano atípico, a Ferroport alcançou recorde de movimentação em um único mês, com 2,4 milhões de t carregadas, em março”, diz o CEO da Ferroport, Carsten Bosselmann.