A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) autorizou a Ford Motor Company Brasil a explorar um terminal portuário de uso privativo, na modalidade de uso misto, no Porto de Ponta da Laje, na Baía de Aratu, localizada na cidade de Candeias (BA). A operação do terminal deverá ter início em até 120 dias contados a partir da publicação do termo de autorização no Diário Oficial da União, realizada em 20 de setembro, e a previsão da empresa é começar as operações até o final do ano.
Hoje, a Ford utiliza os portos de Santos (SP) e Salvador para exportação. Com as operações em Candeias, será a primeira vez que a empresa contará com um terminal próximo a uma de suas fábricas, situada na cidade de Camaçari, o que eliminará o trânsito de caminhões-cegonha em áreas urbanas. Em 2004, a produção total nesta planta foi de 195.652 unidades e, este ano, a Ford exportou de janeiro a agosto um total de 87.831 unidades, das quais 69.091 foram enviadas ao exterior pelo porto de Salvador.
A empresa terá direito, por prazo indeterminado, à movimentação e armazenagem de cargas próprias destinadas ou provenientes de transporte aquaviário que serão movimentadas no terminal, como peças e partes automotivas, veículos automotores de passeio, de carga e misto, fabricados no Brasil ou no exterior. Complementarmente, a Ford poderá movimentar cargas de terceiros.