Dois portêineres post-Panamax e dois transtêineres foram adquiridos pelo Tecon Suape, terminal de contêineres localizado no município de Ipojuca (PE). Com a compra dos equipamentos, o terminal terá investido US$ 65 milhões desde a sua modernização iniciada em julho de 2001, que inclui ainda este ano o aumento de 30.000 m2 na área de estocagem no pátio de contêineres cheios.
Os quatro equipamentos foram comprados por US$ 17 milhões e têm previsão de chegada no Brasil em outubro com o navio Zhenhua 1, pertencente à companhia chinesa Shangai Zhenhua Port Machinery Co., fabricante dos portêineres e dos transtêineres. Os portêineres podem suspender até 65 toneladas, o que permite o levantamento simultâneo de dois contêineres de 20 pés, e permitirão atender os maiores navios do mundo, como os da nova classe Monte, da Hamburg Süd. Entre os seus recursos, está o monitoramento remoto, que fornece um retorno em tempo real da situação do sistema e permite aos técnicos o diagnóstico de falhas potenciais, por meio de um monitor no escritório de manutenção.
Os transtêineres utilizam tecnologia similar aos portêineres e aumentarão a capacidade do pátio pelo empilhamento de cinco contêineres e largura de seis contêineres, mais uma avenida de acesso. Os dois equipamentos contam com um sistema de gerenciamento do motor a diesel, com intervalos maiores de mudança de óleo e redução da emissão de poluentes.
Com a compra, o terminal passará a contar com quatro portêineres e quatro transtêineres. Segundo dados divulgados pela empresa, o terminal está apresentando um aumento expressivo na movimentação de TEUs, que passou de 62.642 em 2003 para 143.000 em 2004. Para 2005, a previsão é de uma operação de 180.000 contêineres de 20 pés. As cargas de transbordo lideram o crescimento das operações e representam pouco mais de 15% do total movimentado no terminal. Na comparação entre agosto de 2005 e agosto de 2004, o aumento na movimentação destas cargas foi de 178%.