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Total Brasil testa transferência de petróleo em novo modelo de embarcação

Navio tipo Cargo Transfer Vessel elimina a necessidade de uma jornada completa de navio-tanque na logística de exportação
Por Redação em 5 de junho de 2020 às 11h40

A Total Brasil, que atua na exploração e produção de óleo e gás, iniciou os testes de um sistema que realizada as operações de transferência de petróleo (offloading) com o uso de uma embarcação do tipo Cargo Transfer Vessel (CTV). A companhia revela que o navio Sealoader-1 foi construído especificamente para essa atividade.

O projeto está em fase de testes operacionais no Campo de Lapa (pré-sal da Bacia de Santos), o primeiro ativo em produção operado pela Total no Brasil. O objetivo é analisar a integração e a funcionalidade do CTV nas operações de transferência de petróleo a partir do Floating Production Storage and Offloading (FPSO) da cidade de Caraguatatuba (SP).

Total Brasil testa transferência de petróleo em novo modelo de embarcação
Reprodução

Na nova forma de offloading, toda operação é realizada na locação do campo. O petróleo é transferido do FPSO por meio do CTV para o navio-tanque que leva a carga até o seu destino final. Enquanto na operação convencional com uso de navio do tipo Dynamic Positioning Shuttle Tanker (DPST), atualmente uma das mais usadas pelas empresas, o petróleo é transferido do FPSO para o DPST, na locação do campo, e depois é realizada uma operação de transbordo (ship-to-ship) para, então, transferir o petróleo para o navio-tanque.

Segundo a empresa, se bem-sucedida em todas as suas fases de testes, a operação com o CTV eliminará a necessidade de uma jornada completa de navio-tanque na logística de exportação de petróleo bruto, minimizando os riscos de uma operação de carga e descarga, evitando emissões de uma viagem de navio-tanque com duração média de sete dias, reduzindo os custos de afretamento de embarcações e diminuindo o tempo de comercialização da produção.

O diretor geral da Total E&P do Brasil e representante do Grupo Total no país, Philippe Blanchard, garante que a empresa é pioneira na avaliação do uso do CTV para transferência de petróleo no Brasil, sendo a primeira vez que a embarcação é utilizada para realizar esse tipo de operação no país. “Esse é um projeto multidisciplinar, que envolveu nossos times de especialistas de logística, comercial e operações, no Brasil e no exterior, além de empresas parceiras, num trabalho conjunto desenvolvido desde 2015, para estudar os aspectos técnicos e planejar os testes de forma segura. O início da fase de testes é um importante marco e estamos confiantes no sucesso dessa operação”, diz.

Esse é o segundo estágio de testes do CTV. A etapa contempla, dentre as diferentes atividades, testes de campo, testes do sistema de telemetria e simulações de emergências. O CTV foi construído na China e aprovado nos testes de mar, concluídos em julho de 2018.

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